Vermes de gatos: conheça os tipos e como devemos tratar!

Vermes de gatos

Os vermes de gatos são, ao lado das pulgas os maiores problemas de saúde para a população felina, especialmente nas áreas urbanas.

Ao contrário dos cães, que precisam passear rotineiramente e socializar com os outros cachorros – dois momentos em que estão vulneráveis aos vermes – os gatos domésticos, na sua grande maioria, vivem dentro das casas e apartamentos, o que reduz os fatores de riscos.

Porém, eles continuam existindo e devemos ter muita atenção, pois a verminose felina é ainda mais silenciosa, pelo comportamento reservado do gato.

Os efeitos dos vermes nos gatos são os mais variados, prejudicando a qualidade de vida e a socialização dele. Em muitos casos, as verminoses são silenciosas no começo e se manifestam somente na fase avançada da doença.

Além disso, pulgas e carrapatos, que são pragas muito comuns, podem ser hospedeiros de vermes, o que agrava ainda mais a saúde do animal.

Todo cuidado é pouco para prevenir e combater as parasitoses felinas e preservar a saúde do felino, que merece todo o carinho para encher a casa de alegrias e viver com serenidade!

Gatos que não saem de casa pegam vermes?

Com certeza sim.

Os gatos fazem suas necessidades nas caixas de areia e elas são um ambiente propício pela umidade, pode estar infestado por pragas hospedeiras ou ter fezes com vermes, caso um dos animais da casa já esteja doente.

Além dessa forma, existem outras para um gato contrair verminose:

  1. O parasita entra na residência através do contato, na rua, com objetos dos moradores e se instala onde haja umidade, sombra ou espaços com terra e água;
  2. Uma infestação de pulgas ou carrapatos hospedeiros de vermes e que vão transmiti-los através das picadas;
  3. A ingestão do hospedeiro do verme nas mordidas durante um ataque de pulgas.

Esses riscos reforçam a necessidade de proteger a casa continuamente.

O Fleegard® é uma excelente solução para impedir a presença de pulgas no ambiente e, dessa forma, que elas ataquem o gato e transmitam verminoses felinas.

Basta retirar pessoas e animais dos ambientes, pulverizar e aguardar por 30 minutos. Dessa forma, é garantida uma proteção antipulgas por 6 meses.

Quais as verminoses em gatos mais conhecidas?

Lombriga

Esse é um tipo de verme cuja transmissão pode acontecer através da placenta durante a gestação ou na amamentação. Por esse motivo, são comuns nos gatos filhotes e os sinais são mais visíveis.

Porém, também atacam gatos idosos ou jovens, quando têm contato com fezes contaminadas, mordem ou engolem animais que hospedam a lombriga. O início da contaminação é no intestino e depois se espalha por outros órgãos do animal.

Tênia

A tênia é, na verdade, um conjunto de vermes chatos, pelo seu formato semelhante à uma fita. Ela se aloja nas paredes do intestino do gato, alimentando-se do que ele ingere e, com isso, gerando grandes distúrbios intestinais, desnutrição e anemia felina.

A forma mais comum de contaminação por tênia é engolir uma pulga ou carrapato infectado, o que é bastante comum e reforça a necessidade da correta higiene de ambientes.

Verme do coração do gato

Essa é uma forma mais perigosa de parasitose felina, pois o invasor se aloja no coração quando chega à idade adulta. É transmitida através da picada de um mosquito hospedeiro do verme.

Uma opção de combate para livrar o gato do verme do coração é usar o Advocate® Gatos, que previne e trata a contaminação, além de exterminar sarnas, pulgas e os vermes intestinais mais comuns nos gatos.

Vermes de gatos: Como tratar

Como prevenir e combater os vermes em gatos?

A prevenção e o combate aos vermes de gatos começa cedo, ainda nos filhotes, onde as consequências são mais graves e rápidas. Também é preciso combater as pragas que infestam gatospulgas, por exemplo – pois são vetores de vermes.

Fazer higiene constante na caixa de areia

As caixas de areia são ambientes com ótimas condições para que pulgas e carrapatos façam a postura dos ovos que depois entrarão em contato com o gato. Portanto, limpar diariamente e trocar a areia com frequência são as formas de evitar vermes neste lugar.

Estimular as atividades do gato em casa

Gatos sempre vão procurar os estímulos externos caso seja possível e terão contato com animais infectados, águas e terras contaminadas. Portanto, além de evitar que ele saia, é preciso dar as condições para ele se movimentar e ficar satisfeito com o ambiente interno.

Usar produtos antipragas de gatos regularmente

É comum que vermes entrem na corrente sanguínea do gato através das picadas de pulgas, carrapatos, piolhos e espécies de mosquitos.

O combate a parasitas hematófagos deve ser rigoroso através das medidas de higiene e do uso regular de produtos antipulgas e que combinam o ataque a outras pragas e reconhecidos por sua qualidade como o Advantage® Gatos.

É um produto de uso tópico, sem a necessidade do gato ingerir e que começa a fazer efeito logo após a aplicação na pele do animal, dizimando os parasitas antes que eles ataquem o gato.

Usar vermífugos para gatos regularmente

O combate às verminoses existentes e a prevenção de forma direta precisam passar pelo uso de um vermífugo, que cumpre as duas funções.

O Drontal® e o Drontal® Spot On são dois medicamentos com eficácia mundialmente comprovada para prevenir e combater vermes intestinais de forma rápida.

O Drontal® tem formato de comprimido que deve ser dado em dose única, a cada três meses, para preservar a qualidade do tratamento, combatendo os vermes mais comuns.

O Drontal® Spot On é fornecido em pipeta, com a facilidade de ser aplicado na pele do gato, provocando o extermínio imediatamente após o contato, também atacando os vermes mais comuns.

São produtos essenciais para que os tutores se sintam realmente tranquilos com a saúde dos gatos.

Como vimos neste artigo, os vermes em gatos são um grave problema de saúde que aflige a vida dos animais e representam um perigo aos humanos. Por isso, é fundamental ter os melhores produtos a oferecer para prevenir e combater os vermes.

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários, que podem colocar a oferta do seu pet shop em um nível mais alto, não só com medicamentos para gatos como também a linha de alimentos saudáveis.

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!