Vermes de cachorro: conheça os tipos e como devemos tratar!

Vermes de cachorro: conheça os tipos e como devemos tratar

Os vermes de cachorro são, ao lado das pulgas os maiores problemas de saúde para a população canina, especialmente nas áreas urbanas.

A falta de saneamento em algumas áreas e de limpeza em quintais, jardins, parques e praias são fatores que permitem que ovos de parasitas proliferem e só esperem pela curiosidade do animal para se instalar em seu organismo.

Os efeitos das verminoses são os mais variados e com resultados muito ruins, prejudicando a qualidade de vida e a socialização do cão. Em muitos casos, as infestações por vermes são silenciosas por muito tempo e se manifestam somente na fase avançada da doença.

Para completar o quadro preocupante, pragas como as pulgas e carrapatos podem ser vetores de parasitas, agravando o quadro de saúde do animal.

Portanto, todo cuidado é sempre pouco para prevenir e combater as parasitoses caninas e preservar a saúde do filho de quatro patas que merece toda a atenção e proporciona tantas alegrias!

Quais as verminoses em cães mais conhecidas?

Lombriga

Esse é um tipo de verme cuja transmissão pode acontecer através da placenta durante a gestação ou na amamentação. Por esse motivo, são comuns nos cachorros filhotes e os sinais são mais visíveis.

Porém, também atacam cães idosos ou jovens, quando têm contato com fezes contaminadas, mordem ou engolem animais que hospedam a lombriga. O início da contaminação é no intestino e depois se espalha por outros órgãos do animal.

Tênia

A tênia é, na verdade, um conjunto de vermes chatos, pelo seu formato semelhante à uma fita. Ela se aloja nas paredes do intestino do cão, alimentando-se do que ele ingere e, com isso, gerando grandes distúrbios intestinais, desnutrição e anemia canina.

A forma mais comum de contaminação por tênia é engolir uma pulga ou carrapato infectado, o que é bastante comum e reforça a necessidade da correta higiene de ambientes.

Verme do coração do cão

Essa é uma forma mais perigosa de parasitose canina, pois o invasor se aloja no coração quando chega à idade adulta. É comum o contágio em passeios na praia e nos dias quentes e através da picada de um mosquito hospedeiro do verme.

Uma opção de combate para livrar o cão do verme do coração é usar o Advocate® Para Cães, que previne e trata a contaminação desse parasita, além de exterminar pulgas e evitar a reinfestação – que pode trazer verminoses para o cachorro.

Vermes do chicote

O nome vem do formato do verme e ele pode contaminar o cão através da ingestão de alimentos que contenham ovos do parasita.

Assim como acontece com a tênia, é somente na fase avançada da doença que podemos perceber os sintomas: perda acentuada de peso, fraqueza, diarreia com sangue e anemia.

Ancilóstomo

Esse é o verme causador da ancilostomose, uma doença que é normalmente contraída ainda no útero, pelo leite materno infectado, por contato com água e alimentos contaminados.

O ancilóstomo se instala no intestino do animal e se alimenta do sangue, provocando uma série de distúrbios graves e crescentes. O quadro costuma ser mais agudo nos filhotes, que ainda possuem uma imunidade baixa, podendo levar à morte se não for tratada rapidamente.

Como combater vermes de cachorro

Como prevenir e combater os vermes em cães?

A prevenção e o combate aos vermes de cães começa cedo, ainda nos filhotes, onde as consequências são mais graves e rápidas. Também é preciso combater as pragas que infestam cachorrospulgas, por exemplo – pois são vetores de vermes.

Ter atenção redobrada com o ambiente de vida do cão

A condição principal para que os ovos de vermes sobrevivam é o ambiente úmido e com pouca higiene. A limpeza constante impede que eles eclodam e novas larvas procurem os animais que frequentam o lugar.

O Fleegard® é uma excelente solução para impedir a presença de pulgas no ambiente e, dessa forma, que elas ataquem o cachorro e transmitam verminoses caninas.

Basta retirar pessoas e animais dos ambientes, pulverizar e aguardar por 30 minutos. Dessa forma, é garantida uma proteção antipulgas por 6 meses.

Cuidar da socialização segura do cachorro

A socialização é muito importante para o bem-estar do cão, porém é preciso garantir que ele não seja contaminado por vermes de cães infectados. Esse cuidado deve ser presente também com cachorros conhecidos e que frequentam a casa eventualmente.

Outro produto altamente recomendado para os passeios do cão é a Coleira Seresto® que protege contra pragas que hospedam vermes.

Usar produtos antipragas de cães regularmente

É comum que vermes entrem na corrente sanguínea do cão através das picadas de pulgas, carrapatos, piolhos e espécies de mosquitos.

O combate a parasitas hematófagos deve ser rigoroso através das medidas de higiene e do uso regular de produtos antipulgas e que combinam o ataque a outras pragas e reconhecidos por sua qualidade como o Advantage® e o Advantage® Max3.

São produtos de uso tópico, sem a necessidade do cão ingerir e começam a fazer efeito logo após a aplicação na pele do animal, dizimando os parasitas antes que eles ataquem o cão.

Usar vermífugos regularmente

O combate às verminoses existentes e a prevenção de forma direta precisam passar pelo uso de um vermífugo, que cumpre as duas funções.

O Drontal® Cães é comprovadamente eficaz contra todos os tipos de vermes encontrados em cachorros de uma forma rápida e eficaz.

Drontal® Sabor Carne deve ser usado em dose única, a cada três meses, sozinho ou junto com a ração para prevenir e combater vermes. É um produto essencial para que os tutores se sintam realmente tranquilos com a saúde dos cachorros.

Como vimos nesse artigo, os vermes em cachorros são um grave problema de saúde que aflige a vida dos animais e representam um perigo aos humanos. Por isso, é fundamental ter os melhores produtos a oferecer para prevenir e combater os vermes.

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários, que podem colocar a oferta do seu pet shop em um nível mais alto, não só com medicamentos para cães como também a linha de alimentos saudáveis.

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!