Sarna em gatos: como evitar, identificar e tratar essa doença?

Sarna em gatos: como evitar, identificar e tratar essa doença?

A sarna em gatos é infelizmente algo bastante comum, ataca animais de todas as idades e, junto com as pulgas, são doenças que impõem um sofrimento grande aos animais e geram muita tensão entre os tutores.

Ela é uma doença dermatológica causada por espécies de ácaros, aqueles microscópicos seres que transtornam a vida dos seres humanos ao causar uma série de doenças respiratórias graves.

Nos gatos, os ácaros provocam muito desconforto, como a coceira intensa, vermelhidão na pele e muitas feridas por causa das mordidas para se alimentar nas escamas de pele e das próprias mordidas que os gatos fazem para tentar se livrar da praga.

Nesse artigo, vamos falar sobre como identificar os sinais de um gato atacado pela sarna em casa. Isso é fundamental para dar o tratamento rápido e livrar o animal o quanto antes de um mal tão grande!

Existem tipos de sarna em gatos. Conheça cada um deles!

A sarna felina possui três tipos que precisamos conhecer para agir corretamente na prevenção e no tratamento da sarna. Vamos falar de cada um deles.

Sarna demodécica

É a sarna negra felina, como também é conhecida. Não é um tipo de sarna comum em gatos, encontramos com mais frequência em cães.

O ácaro transmissor vive normalmente em uma área mais profunda da pele e é contraído pela mãe, portanto é hereditário, o que impede que seja uma sarna transmissível para outros gatos e seres humanos.

A sarna demodécica se caracteriza por manchas escuras, feridas e crostas nas orelhas, nas patas e na cabeça.

Sarna otodécica

É também conhecida como sarna de ouvido felina e é especialmente sofrida para o animal, pois causa coceira muito intensa e um cerume espesso que chegam a causar dores internas fortes e otite.

É uma forma de sarna especialmente perigosa para a audição que é um sentido fundamental na vida do gato. É transmissível para outros animais, o que redobra a atenção para casas onde vivem dois ou mais gatos.

Sarna notoédrica

Essa é a forma mais comum de sarna e também é chamada de escabiose felina e é exclusiva dos gatos. Os sinais começam com lesões, crostas amareladas e perda de pelos na cabeça do animal e com o tempo afeta todo o corpo.

A coceira intensa e as feridas se espalham e, se não forem tratadas, podem levar a infecções oportunistas com a baixa imunidade do gato. É transmissível a outros animais e humanos.

Como identificar a sarna em gatos?

Os sintomas de sarna em gato são vários e se diferenciam entre os indivíduos, mas alguns sintomas são comuns a todos os casos. É preciso ter cuidado com sinais que também existem em muitas doenças comuns em gatos.

Portanto, é preciso acompanhar o comportamento e os sinais físicos para identificar a sarna o mais rápido possível.

Veja alguns deles.

  • Perda de pelos em excesso;
  • Pele avermelhada e áspera;
  • Coceira intensa nos ouvidos e na face;
  • Mal-estar e inquietação com os ataques;
  • Mordiscar excessivamente as patas;
  • Manchas escuras (na sarna demodécica).

Se a situação se tornar extrema, o gato acaba se afastando do convívio com as pessoas e outros gatos, o que é altamente prejudicial para a qualidade de vida do gato e também para perceber os sintomas, pois o gato naturalmente se esconde.

Na primeira suspeita de sarna, o primeiro passo é levar ao veterinário para que seja feito um exame clínico e complementares – raspado de pele, citologia e otoscopia – investigação auricular.

evitar a sarna em gatos

É possível evitar a sarna em gatos?

Sim, é possível prevenir a sarna felina através de combate ao vetor que é o ácaro.

Por outro lado, é preciso ter uma atenção maior quando comparamos com a sarna em cães pois os gatos podem eventualmente sair da residência e é mais comum encontrar casas com mais de um gato.

  • Não deixe que o gato (ou gatos) saiam para a rua e tenham contato com outros animais;
  • Isole o gato contaminado caso haja outros na casa;
  • Mantenha o ambiente do gato sempre limpo – cama, bebedouro, comedouro – e brinquedos;
  • Deixe as janelas abertas para ventilar e aquecer os ambientes – calor e correntes de ar são inimigos dos ácaros;
  • Limpe a casa e troque as roupas de cama semanalmente, principalmente se o gato tem acesso à cama das pessoas;
  • Mantenha a vacinação e as visitas ao veterinário em dia.

Como podemos tratar a sarna em gatos?

O tratamento da sarna felina é feito através de medicamentos específicos para dizimar os indivíduos adultos da praga, que podem ser usados via oral, injetável e tópico.

Uma excelente alternativa é o Advocate Gatos® da mundialmente famosa Elanco™, um produto de uso tópico e fácil aplicação que elimina sarnas já no primeiro dia e mantém o combate por 4 semanas.

O Advocate Gatos® dispensa a ingestão do remédio e age diretamente no contato com a praga antes que ela ataque, incluindo os ácaros que pulam no animal depois de aplicar o remédio.

A alimentação saudável e os petiscos SpinPet™ reduzem os efeitos da sarna felina!

Um fator fundamental para reduzir os impactos da sarna na saúde do gato é preservar e aumentar a imunidade do animal. Isso pode ser obtido através de uma alimentação saudável [link para 047-039] que entregue os nutrientes necessários.

Dessa forma, o organismo do gato estará mais bem preparado para responder aos efeitos do ataque de sarna, aumentando o sucesso do tratamento.

Além disso, para complementar a nutrição e deixar o gato feliz, o Onebyone Ninecat® da SpinPet™.

São sticks nutricionais de 4 sabores diferentes de carnes nobres e que possuem uma carga nutricional de alta qualidade, em especial a taurina, que está presente no organismo do animal mas em taxas inferiores ao que ele necessita.

Entre os benefícios, o melhor funcionamento dos sistemas orgânicos e, em consequência, a melhor resposta imune do organismo.

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários para proporcionar a melhor proteção aos gatos e colocar a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para gatos com qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!