Sarna em cães: como evitar, identificar e tratar essa doença?

Sarna em cães: como evitar

A sarna em cães é infelizmente algo bastante comum e, junto com as pulgas, são doenças que impõem um sofrimento grande aos animais e são fonte de tensão entre os tutores.

Ela é causada por espécies de ácaros, os microscópicos seres que nós humanos conhecemos muito bem dos transtornos que causam na nossa saúde infestando camas, cortinas e estofados.

Nos cachorros, os ácaros provocam uma coceira intensa, vermelhidão na pele e feridas por causa das mordidas para se alimentar nas escamas de pele.

Vamos falar nesse artigo sobre como perceber os sinais de um cão atacado pela sarna em casa. Isso é fundamental para dar o tratamento rápido e livrar o animal o quanto antes de um mal tão grande!

Existem tipos de sarna em cães. Conheça cada um deles!

A sarna canina possui três tipos que precisamos conhecer para agir corretamente na prevenção e no tratamento da sarna.

Sarna sarcóptica

É o tipo mais comum de sarna e conhecida como escabiose. Ela ataca principalmente a barriga, o peito e os ouvidos do cachorro. É transmissível quando o animal tem contato com outros cães contaminados e locais infestados.

Essa é a única forma de sarna canina que pode atacar os humanos, porém o ciclo de ataque é muito curto, causando a coceira intensa por 5 dias em média e logo depois o ácaro morre.

Sarna otodécica

É o que chamamos de sarna de ouvido, pois atinge apenas a região interior dos ouvidos do cão. O excesso de cera e as picadas da praga provocam a coceira que leva o animal a contrair otite e feridas graves quando o cachorro tenta se livrar do ataque.

Como podemos ver, é uma forma agressiva e especialmente perigosa, criando graves problemas para a audição, um sentido fundamental na vida do cão.

Sarna demodécica

É a sarna negra, como também é conhecida. Ao contrário dos outros tipos de sarna, ela é genética, transmitida pela cadela para os filhotes e se manifesta com manchas escuras em locais determinados do corpo do animal.

A castração evita a disseminação da sarna negra e também melhora a vida da cadela, pois a doença é especialmente grave durante o cio e a gestação, quando a imunidade é afetada e aumenta a predisposição à doença.

Como identificar a sarna em cães?

Os sintomas de sarna são muitos e podem ser confundidos com os de outras doenças comuns em cachorros. Portanto, é preciso acompanhar o comportamento e os sinais físicos para identificar a sarna o mais rápido possível.

Veja alguns deles.

  • Queda de pelo;
  • Pele áspera, descamada e com vermelhidão;
  • Coceira intensa;
  • Feridas nos ouvidos e na pele;
  • Manchas escuras (na sarna demodécica);
  • Perda de apetite.

Em casos extremos, o animal se afasta do convívio com as pessoas por estar fisicamente esgotado com os ataques, o que prejudica muito a socialização e a qualidade de vida do cão.

Na primeira suspeita de sarna, o primeiro passo é levar ao veterinário para que seja feito um exame de fezes ou de sangue para confirmar o diagnóstico.

evitar a sarna em cães

É possível evitar a sarna em cães?

Sim, é possível prevenir a sarna canina através de combate ao vetor que é o ácaro.

  • Faça limpezas completas semanais na casa, com reforço nos locais onde o cão dorme, brinca e circula mais;
  • Troque as roupas de cama semanalmente, principalmente se o cão tem o hábito de usar a cama das pessoas;
  • Higienize cortinas, tapetes e estofados com empresas especializadas, pois são os locais preferidos dos ácaros, muito usados pelos animais e demandam uma atenção especial;
  • Troque o filtro do ar condicionado nos prazos recomendados;
  • Deixe as janelas abertas para ventilar e aquecer os ambientes – calor e correntes de ar são inimigos dos ácaros.

Além desses cuidados para evitar ácaros:

  • Evite o contato dos cães com animais e ambientes suspeitos de contaminação;
  • Mantenha a vacinação e as visitas ao veterinário em dia.

Como podemos tratar a sarna em cães?

O tratamento da sarna canina é feito através de medicamentos específicos para dizimar os indivíduos adultos da praga, que podem ser usados via oral, injetável e tópico.

Uma excelente alternativa é o Advocate Cães® da mundialmente famosa Elanco™, um produto de uso tópico e fácil aplicação que elimina sarnas já no primeiro dia e mantém o combate por 4 semanas.

O Advocate Cães® é oferecido por peso do cão, o uso dispensa a ingestão do remédio e age diretamente no contato com a praga antes que ela ataque, incluindo os ácaros que pulam no animal depois de aplicar o remédio.

A alimentação saudável e os petiscos SpinPet™ reduzem os efeitos da sarna canina!

Um fator fundamental para reduzir os impactos da sarna na saúde do cão é preservar e aumentar a imunidade do animal. Isso pode ser obtido através de uma alimentação saudável [link para 047-039] que entregue os nutrientes necessários.

Dessa forma, o organismo do cão estará mais bem preparado para responder aos efeitos do ataque de sarna, aumentando o sucesso do tratamento.

Além disso, para complementar a nutrição e deixar o cão feliz, o Onebyone Probiotic Active® da SpinPet™.

São sticks nutricionais que promovem o equilíbrio nutricional e contém probióticos, as bactérias do bem que, entre diversos benefícios, reforçam o sistema imunológico do cão.

Outro produto SpinPet™ com eficácia como auxiliar no combate à sarna é a ração úmida Onebyone Benefit® que proporciona uma série de impactos positivos que fortalecem a imunidade.

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários para proporcionar a melhor proteção aos cães e colocar a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para cães com qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!