Quando dar o petisco de gato e mais dicas sobre esse alimento!

Quando dar o petisco de gato e mais dicas sobre esse alimento!

A alimentação saudável ou uma boa vitamina para o seu gato são cuidados essenciais, porém os felinos são movidos a novidades! Os snacks e biscoitinhos ajudam nessa relação com eles, por isso é importante saber quando  dar o petisco de gato.

Ao contrário dos cães, que são mais ativos e saem de casa, devemos ter alguns cuidados especiais com a dieta dos gatos domésticos, para que a combinação entre ração e petiscos seja equilibrada e traga apenas benefícios para os bichanos.

Com a evolução na tecnologia dos alimentos, os petiscos são alimentos mais nutritivos, com riqueza de componentes e muitos atuam em necessidades específicas. É o caso, por exemplo, do snack rico em taurina.

Mas você sabe quando podemos começar a dar petiscos para um gato? Qual a quantidade que eles podem consumir diariamente? Como atender um paladar tão exigente?

Nesse artigo separamos as dúvidas mais comuns de tutores que querem alegrar os dias dos pets, mas sem perder o foco na saúde!

Quando podemos dar petiscos para o gato?

Os petiscos felinos são excelentes para dois momentos específicos da rotina do gato.

Adestramento

O adestramento é a forma mais comum de dar petisco pro gato, para premiar por atitudes corretas. Pelo temperamento mais forte e por serem emocionalmente mais independentes que os cães, os petiscos exercem um papel maior no adestramento felino.

Como o gato assume a liteira desde pequeno e raramente precisa ser ensinado, o adestramento se resume a ensinar novas atividades, como pular, sentar, escalar objetos e usar brinquedos complexos que exercitem o animal.

Socialização

As brincadeiras também devem ser premiadas com petiscos como forma de estreitar a relação do tutor com o gato.

Espalhar petiscos em pontos da casa  ou colocar dentro de brinquedos também são formas de manter o animal sempre ativo e aguçar a curiosidade e o instinto de caçador, fundamentais para o desenvolvimento emocional do gato.

Incentivar exercícios com petiscos também é importante para manter a atividade nos gatos idosos, respeitando os limites físicos que ele tenha.

Por outro lado, dar petiscos aleatoriamente leva ao consumo excessivo que é prejudicial à saúde do gato e prejudica o adestramento.

Faz mal dar muito petisco ao gato?

Como em tudo que existe na vida dos seres humanos e dos gatos, o excesso é prejudicial.

É importante equilibrar o consumo de petiscos e de ração para que o organismo aproveite o valor nutricional de ambos sem riscos de disfunção pelo excesso.

Além disso, a alimentação dos felinos é muito afetada por mudanças de ambiente, situações de estresse, doença e mudança na ração, o que acaba levando eles a esperar os petiscos para se alimentarem.

Para definir a quantidade ideal de petiscos para o gato, usamos alguns critérios: se é um gato jovem ou um gato sênior, se é um gatinho filhote ou adulto, se está ou não no peso ideal.

Como regra geral, devemos considerar as recomendações nas embalagens de acordo com o peso do animal e não ultrapassar uma colher de sopa por dia.

Qual a melhor opção de petisco para gato?

Gatos têm paladar exigente e costumam rejeitar alimentos e petiscos com mais facilidade, mas isso não precisa para escolher o petisco pro gato. Alguns critérios podem ser usados.

  1. Qualidade nutricional: podemos encontrar petiscos com riqueza nutricional, mas um ponto crucial é verificar se há uma proteína animal na composição;
  2. Qualidade funcional: podemos encontrar petiscos com finalidades específicas que reforçam as condições de saúde do gato em um momento específico da vida dele ou de forma permanente;
  3. Atratividade do petisco: alguns gatos se adaptam melhor a determinados formatos de petiscos ou sabores. A dica aqui é testar alguns e usar aqueles que ele mais gostar;
  4. Reputação da marca: procure empresas de alimento animal sérias e principalmente comprometidas com petiscos saudáveis, sem adição de componentes químicos para dar mais atratividade ao petisco – corantes, conservantes e outros.

Outro aspecto fundamental é a escolha do pet shop; ele deve ter acomodações limpas, produtos de qualidade nas suas prateleiras e estoques recentes. A SALVAC se orgulha de formar parcerias com alguns dos melhores pet shops em São Paulo e região!

O que são os petiscos saudáveis?

O que são os petiscos saudáveis?

São a evolução natural de alimentos para gatos que trazem mais saúde e bem-estar ao gato nos momentos em que ele é adestrado ou se diverte e não apenas uma opção para sair da rotina da dieta.

Os petiscos saudáveis são feitos sem componentes artificiais – aromatizantes, conservantes, corantes e outros – e são mais benéficos à saúde do animal, com ingredientes em estado natural.

A linha de petiscos saudáveis da SpinPet™ possui diversos produtos com alto valor nutricional, diversidade de ingredientes, sabores e valores nutricionais.

Gatos filhotes podem comer petiscos?

Sim!

Os gatinhos podem comer petiscos e, assim como os filhotinhos de cães, isso só deve começar a partir da décima semana de vida, após o desmame e as inúmeras transformações que o intestino do animal sofrerá até essa idade.

Por que os petiscos para gatos com taurina são tão importantes?

A taurina é um aminoácido essencial pois proporciona o perfeito funcionamento de uma série de sistemas orgânicos dos gatos – de audição, visão, reprodução, digestivo, vascular, cardíaco e a musculatura esquelética.

Além disso, ela cumpre outros papéis funcionais essenciais, entre eles, fortalecer a imunidade, melhorar o metabolismo, estimular os músculos e regular o sódio nas células.

Os gatos normalmente têm deficiência de taurina, o que exige a complementação diária de 200mg a 300mg para um gato adulto. Aqui surge a importância de um petisco funcional como o Stick Onebyone Ninecat® da SpinPet™.

Onebyone Ninecat® são sticks (bastões) com 4 sabores diversos – frango, cordeiro, carne bovina e salmão – e ricos em taurina. Além disso, contém menos sódio, o que é benéfico para animais com patologias cardíacas e doença renal crônica

É um petisco para gato macio, de fácil mastigação, agradando o paladar dos felinos e contribuindo para uma vida mais saudável do pet!

Com a SALVAC, você encontra os melhores petiscos para gatos de todas as idades e coloca a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para gatos de qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!