Quais os cuidados que devemos ter com filhotes de gato?

Quais os cuidados que devemos ter com filhotes de gato?

A atenção com as doenças mais comuns em gatos é essencial, mas não podemos esquecer que a saúde deles começa quando parecem bichinhos de pelúcia com seus olhos grandes pedindo carinho! Por isso, devemos ter cuidados com os filhotes de gato.

Eles são apaixonantes e transformam a vida de todas as pessoas com tanta curiosidade, vontade de desbravar uma coberta ou um chinelo e são responsáveis por momentos incessantes de alegria. Porém, quando pequeninos, dependem totalmente de nós.

Temos de cuidar de uma alimentação equilibrada desde o desmame, de muita atividade para tanta energia, da prevenção de pragas e doenças e também na saúde emocional do gatinho. Tudo isso vai construir um animal saudável, esperto e feliz.

Mas que cuidados são esses na prática? Vamos falar nesse artigo dos cuidados com o gatinho para ele começar uma vida de muitas descobertas e alegrias!

1 – Pra começar: coloque telas de proteção em toda a casa!

Decidiu levar a fofura branquinha para casa? Então a primeira providência deve ser preparar a segurança do ambiente para o pequeno morador ilustre – hora de instalar telas de proteção em todas as janelas e aberturas.

As telas de qualidade são feitas de polietileno, um material resistente ao tempo e à pressão de 500 quilos de gato!

  • Adquira em lojas recomendadas ou com boa reputação;
  • Para um gato filhote, o tamanho ideal da malha é de 3 cm;
  • É fundamental colocar telas de proteção em todos os locais onde um gatinho possa passar e sair de casa – eles conseguem passar por onde nunca imaginamos!

2 – Encontre um veterinário para cuidar da saúde do filhote

Garantida a segurança do filhote de gato na sua casa, o próximo passo é levar o bichano a um veterinário para a primeira consulta e receber as orientações para os próximos passos que basicamente são:

  • Exame clínico geral para atestar a saúde do animal;
  • Orientações sobre a alimentação;
  • Programação de vacinas;
  • Orientação sobre vermifugação e prevenção de pulgas;
  • Dicas para ambientação com comida, água e caixa de areia;
  • Planejamento da castração.

3 – Invista em uma alimentação saudável para o filhote

Se você está adotando um gatinho, certamente ele virá após 3 semanas de vida, pois é o prazo em que a mãe gata alimentará o filhote com leite materno. Após isso, a preocupação é buscar a melhor alimentação para o filhote de gato.

A ração super premium é considerada a melhor do mercado para gatos e cães, produzidas com 100% de proteína animal de carnes nobres, minerais e vitaminas.

O organismo do gatinho obtém a melhor absorção de nutrientes quando comparamos com as rações comuns e premium, além de ficar saciado com menos comida, o que ajuda a manter o peso do gato.

Mas atenção: se você abrigar um gatinho com menos de 3 semanas e longe da mãe, ele deverá ser alimentado com leite especial para pets – não dê leite de vaca ou alimento similar!

Você encontra as melhores rações super premium nos pet shops parceiros da SALVAC!

4 – Complemente a dieta com petiscos saudáveis

Os petiscos são cada vez mais importantes na alimentação dos gatos, pois não se resumem apenas a oferecer sabor e cor atraentes, mas também nutrientes fundamentais para a saúde felina.

A variedade é grande, dos snacks que ajudam a impedir as famosas bolas de pelo aos sticks Onebyone Ninecat® da SpinPet™ que contém a taurina, um aminoácido fundamental para diversos sistemas orgânicos e funções do gato.

Os petiscos Ninecat® ajudam a completar a dosagem necessária de taurina para evitar uma série de males, entre eles:

  • Cardiomiopatia dilatada
  • Insuficiência cardíaca
  • Degeneração das retinas, causando a cegueira no gato
  • Resposta imune insuficiente
  • Problemas de reprodução (fetos com baixo peso, abortos)

É importante saber a quantidade diária de petiscos e os melhores momentos para agradar o gato com snacks.

Você encontra a linha de petiscos SpinPet® com uma série de opções nos pet shops parceiros da SALVAC!

dieta com petiscos saudáveis

5 – Tenha atenção na escolha dos acessórios

Os acessórios para a vida do gatinho devem ser escolhidos com muito carinho, pensando no tamanho deles e, claro, no crescimento e o melhor aproveitamento.

  • Caixa de areia: fácil de entrar e sair para um gato pequeno, é provável que você troque no futuro quando precisará colocar mais areia para o gato adulto;
  • Caminha: existem várias confortáveis e bonitas, mas não se espante se ele preferir uma caixa de encomenda que chegou na sua casa!
  • Comedouro: espaçoso o bastante para os bigodes não impedirem o gato de alcançar a comida;
  • Bebedouro: prefira os que tenham água em movimento para atrair o gato, eles precisam beber muito líquido para evitar doenças renais;
  • Brinquedos: aqui você pode exercitar a criatividade e testar diferentes objetos. Em geral, eles se contentam com brinquedos muito simples e que tenham movimento e sons;

6 – Crie um ambiente que estimule a curiosidade

Eles estão muito longe daquela imagem de que são animais preguiçosos e só gostam de dormir – na verdade os gatos precisam de muitas horas de sono para acumular energia para brincadeiras!

São extremamente curiosos e observadores, qualquer mudança no ambiente é uma descoberta e criam momentos divertidos para toda a família. É importante que ele tenha um ambiente que estimule a curiosidade e o instinto de caça nato.

Crie atividades com os brinquedos, arranhadores, plataformas nas paredes que eles possam escalar ou simples varetas com penas e bolinhas com guizos. Eles se interessam por objetos em movimento e perdem o interesse rapidamente por alvos parados.

E acima de tudo, esqueça o mito de que gatos são frios e solitários; eles demonstram afeto de formas muitos especiais, como esfregar nas pernas do tutor, sabem reconhecer quando são amados e se tornam tão companheiros quanto os cães!

Com a SALVAC, você encontra os melhores petiscos para cães de todas as idades e coloca a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para cães de qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!