Melhor vitamina para gatos: veja nossas dicas para escolher!

Melhor vitamina para gatos

Gatos são lindos, divertidos, inteligentes e muito independentes. E assim como os cães precisam de reforço de nutrientes, devemos buscar a melhor vitamina para gatos.

Muitas vezes, eles parecem menos ativos que os cachorros, dentro das nossas casas. Mas só parece. Ao contrário dos cães, que são mais dependentes dos passeios e dos comandos dos tutores, os gatos podem se exercitar sozinhos por um dia inteiro sem parar.

Além disso, o número de gatos adotados, com suas histórias nas ruas, é proporcionalmente maior, o que aumenta o risco de que eles tenham doenças adquiridas. Dessa forma, os cuidados com a nutrição felina podem ser até maiores.

Nesse artigo, vamos falar da importância das vitaminas para gatos e mostrar dicas ótimas de produtos que podem complementar a nutrição de gatos e deixar o seu amigo felino mais tranquilo, saudável e feliz!

Antes de dar vitamina para seu gato, ouça a opinião de um veterinário

É comum, entre tutores de gatos, que haja a recomendação de vitaminas, baseado principalmente nas experiências comuns de cuidar de gatos adotados e achar que as soluções são iguais para todos.

Evidentemente, é uma ideia equivocada, pois cada organismo de um gato é único, até mesmo por causa de alguma doença que ele tenha contraído enquanto estava nas ruas.

Portanto, a ida ao veterinário é fundamental para a saúde do gato. Durante essas visitas, o médico constrói um histórico e poderá fazer algumas considerações a respeito da saúde do animal.

  • Avaliação completa do estado de saúde;
  • Hábitos alimentares atuais;
  • Personalidade do animal;
  • Fatores de risco de doenças.

Com todas as informações, ele poderá reconhecer que há uma deficiência de nutriente e orientar sobre vitaminas para gatos.

Outro dado importante: gatos são silenciosos quando doentes ou manifestando sintomas. Portanto, tenha sempre um olhar atento para eles. Caso haja sinais de uma doença no gato, leve-o imediatamente ao veterinário!

Qual a importância das vitaminas na saúde dos gatos?

Para entendermos a importância das vitaminas para gatos, precisamos entender dois fenômenos que são muito particulares dos felinos.

Mudança de rotina (qualquer uma!)

Gatos são obcecados pelo domínio territorial e pela constância desse território. Qualquer alteração na rotina do lugar, uma mudança de posição dos móveis pode estressar e afetar o apetite do gato!

Em uma mudança de casa, o gato leva dias ou até semanas para recuperar a rotina de alimentação correta até que se sinta dono do novo território.

Esse fato pode gerar a anorexia felina e exigir a suplementação de vitaminas até que ele recupere a sua alimentação rotineira.

Transição de alimentação

Além dos transtornos de rotina que afetam o gato, ele pode sofrer de neofobia alimentar – a rejeição ao alimento em determinados momentos da vida, como a passagem de filhote para adulto ou depois de ser esterilizado.

O apetite é afetado e, durante a fase de reabilitação, é preciso dar vitamina ao gato para ele ingerir nutrientes rapidamente. É importante lembrar que essa transição é gradativa e o veterinário deve orientar como ela deve ser feita.

Doenças características

Infelizmente, existem algumas doenças comuns em gatos adultos e idosos e que demandam usar uma complementação de vitamina felina durante a reabilitação ou para suprir deficiências permanentemente.

  • Peritonite infecciosa felina (PIF);
  • Leucemia felina (FeLV);
  • Imunodeficiência felina (FIV);
  • Insuficiência renal;
  • Problemas hepáticos e renais.

Quando usamos vitaminas para gatos?

Como vimos, a suplementação vitamínica é fundamental para a saúde do gato em situações muito especiais, porém ela também ajuda em tratamentos de doenças adquiridas e algumas situações.

  • Gatos castrados: para repor nutrientes perdidos durante a cirurgia e o processo de recuperação, além da habitual recusa de alimento;
  • Gatos idosos: com a idade, algumas doenças surgem, além do processo natural de desgaste ósseo. Com as vitaminas de gato, é possível dar uma vida com mais qualidade;
  • Gatos de pelos longos: para assegurar a força e o brilho do pelo do gato;
  • Gatas prenhas: a gestação felina demanda mais nutrientes – proteínas, minerais, aminoácidos e outros. As vitaminas asseguram a reposição e a saúde da gata durante a gravidez.

Além desses benefícios, as vitaminas felinas ajudam no ganho de peso para gatos com dificuldade maior para isso e que podem sofrer mais acidentes e infecções por causa disso.

Quando usamos vitaminas para gatos?

Stick Onebyone Ninecat: ótima opção para suplementação de vitaminas do seu gato!

O Onebyone Ninecat® da SpinPet™ é uma linha de petiscos para gatos em formato de sticks (bastões) com sabores diversos de carnes – carne bovina e frango – e cortes especiais – salmão e cordeiro – que são atraentes para o exigente paladar felino.

Contém taxa reduzida de sódio, o que traz um efeito benéfico para gatos que sofrem de cardiopatia felina e de doença renal crônica. É um stick para gato macio e de fácil mastigação.

É um alimento rico em taurina, para complementar os níveis do aminoácido dentro das necessidades do organismo do gato, através de um alimento saboroso.

Ele pode ser introduzido na dieta do gato em momentos de diversão e recompensa e contribui para que o animal tenha uma vida mais saudável.

Quer saber mais sobre a Onebyone Ninecat®? Clique aqui!

Como vimos nesse artigo, as vitaminas para gatos são essenciais para o equilíbrio da saúde felina, cujo organismo é exigente e também suscetível a diversas doenças. Os suplementos para gatos contribuem para a melhoria da qualidade de vida do seu amigo felino!

Você encontra os melhores produtos, como a linha SpinPet®, nos parceiros SALVAC!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!