6 fatores para escolher a melhor distribuidora de rações!

6 fatores para escolher a melhor distribuidora de rações!

Você está começando um pet shop ou já está em funcionamento? Parabéns! Além de trazer benefícios para a sociedade, o mercado pet está em ascensão, tanto para lojas quanto para uma distribuidora de rações e outros produtos.

Esses setores foram considerados essenciais durante a pandemia, o que ajudou a manter o ritmo de vendas. Além disso, a população de animais domésticos teve um grande crescimento no período.

Tudo isso se reflete nas previsões otimistas para 2021 e os próximos anos.

Se você vai iniciar um negócio pet ou quer rever a sua estratégia de compras, a escolha da distribuidora de rações é um ponto fundamental. Nela estão concentrados os produtos nobres e que representam a maior fatia de venda e lucro da sua loja.

Por isso, separamos 6 fatores que devem pesar na sua escolha da melhor distribuição de produtos pet, uma parceria que deve durar anos e ajudar você a ganhar vendas e crescer!

Mercado pet: presente e futuro promissores 

Em meio às grandes dificuldades que vários setores enfrentaram em 2020, alguns chegando até a paralisação das atividades, o mercado de revenda e distribuição de produtos pet registrou altas expressivas.

Enquanto a economia do Brasil recuou 4%, o mercado pet cresceu 13,5% em 2020 quando comparamos com 2019. Especialistas apontam as principais causas.

  • Maior profissionalização no setor;
  • Busca constante por inovação nos alimentos pet e remédios para cães e gatos;
  • Lançamentos constantes de produtos;
  • Maior conscientização dos tutores, estando em casa com seus pets;
  • Aumento da população de animais domésticos.

Com isso, houve um crescimento de 18% no faturamento em relação a 2018 e o brasileiro gastou 10% a mais quando comparamos com 2019.

Existe um grande potencial de crescimento para os próximos anos. Portanto, é o momento de criar as grandes parcerias. A distribuidora de rações e produtos para a sua loja é a primeira delas!

1 – Conhecer o seu público é o ponto de partida na escolha do fornecedor pet

A escolha de uma distribuidora pet começa com um dever de casa: conhecer profundamente o público ao qual o seu pet shop será destinado. Algumas questões são essenciais.

  • Produtos e serviços pet que os clientes desejam (define suas compras).
  • Região a ser atendida (define a logística de entrega da distribuidora);
  • Nível socioeconômico da clientela;
  • Predominância de cães e gatos (define o perfil do seu estoque).

Esse é um trabalho de marketing sem o qual a sua pet store pode perder dinheiro investindo em serviços e produtos baseados em um perfil que não atende a região. Após as definições, você terá a base para entender quem pode atender você com eficiência.

2 – Avalie as recomendações na hora de escolher a distribuidora de rações.

Como em todo setor, a pesquisa da melhor distribuidora de rações deve considerar a reputação que a empresa tem no mercado e podemos medir isso de várias formas:

  • Opiniões de outros proprietários de pet shops;
  • Presença em eventos do setor;
  • Pesquisa em sites especializados como o Reclame Aqui, que mostra o histórico de reclamações e resolução dos problemas – mede o compromisso com o atendimento;
  • Interação da empresa nos canais digitais.

Essas informações darão uma visão de mercado sobre a distribuidora e aumentarão a sua confiança com ela.

3 – O portfólio é essencial para escolher a fornecedora de rações.

Tempo é dinheiro. A frase é antiga, mas reflete a importância de contratar uma distribuidora de rações que atenda as mais variadas necessidades do seu negócio.

É fundamental ganhar eficiência na logística de entrega e vantagens na negociação com uma empresa que tenha variedade de itens. Avalie o cardápio que a empresa oferece.

A diversidade de itens deve se alinhar com o que você quer vender para não recorrer a mais fontes de compra, muitas vezes de poucos itens e sem espaço para negociar preços melhores.

4 – A logística deve influenciar sua escolha da distribuidora de rações.

Com as expectativas de crescimento do setor pet, é preciso estar preparado para repor prateleiras mais vezes por semana. Isso nos leva a um fator crucial: a qualidade logística.

A distribuidora de rações e outros produtos pet deve ter uma logística focada na pontualidade de atendimento aos prazos acordados. Atrasos, mesmo os pequenos, podem representar um bom volume de vendas perdidas!

Avalie também as opções de entrega oferecidas, se a programação de entrega é conveniente com a sua política de reposição de estoque e quais opções você deve ter para buscar suas compras, se for o caso. Os custos de transporte envolvidos farão diferença no preço final das suas vendas.

Qualidade de produtos - Distribuidora de Ração

5 – A qualidade dos produtos é crucial na escolha da distribuidora de rações e produtos pet

Esse aspecto é, sem dúvida, o mais importante para o seu negócio e o fator preço não pode ser o único balizador para você construir um pet shop atraente.

  • Conheça as marcas oferecidas e a reputação delas;
  • Analise a relação de custo e benefício dos produtos com o seu público-alvo para não superestimar as expectativas e ficar com pacotes parados nas prateleiras ou subestimar e perder vendas.

Como podemos perceber, conhecer o seu cliente é indispensável para definir a distribuidora que melhor atende o seu negócio.

6 – A qualidade do atendimento é crucial na escolha da fornecedora pet

Por fim, e não menos importante, está o nível de atendimento da distribuidora de rações e outros produtos pet e isso engloba as diversas formas de relacionamento com os clientes dela.

  • Atendimento por aplicativos de mensagens e chatbot;
  • Atendimento por e-mail;
  • Central telefônica;
  • Canais de relacionamento (site, redes sociais, newsletter).

Um ponto positivo importante é a agilidade da empresa em divulgar notícias, campanhas, promoções e informações úteis para a parceria e para o seu negócio.

Conheça a SALVAC: sua próxima distribuidora de rações e de produtos pet!

A parceria com uma distribuidora qualificada e responsável é fundamental para que a sua loja pet gire o estoque com eficiência e atenda às necessidades dos cães e gatos de seus clientes com excelência de produto e de prazo.

SALVAC é uma empresa com quase 40 anos de experiência como distribuidora pet em São Paulo e região, fornecendo artigos com qualidade mundialmente reconhecida. Somos representantes autorizados da:

Elanco Animal Health™

Uma das maiores multinacionais do segmento de alimentação e cuidado animal.

Spin™

Indústria especializada em alimentação diferenciada e saudável para cães e gatos.

Funcionamos a partir da capital paulista atendendo 31 cidades próximas e teremos uma grande satisfação de apresentar o que nos credencia a ser uma grande parceira para seu pet shop!

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Basta clicar aqui e falar com a nossa equipe de atendimento.

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!