Doenças comuns em cachorros: conheça e veja como tratar!

Doenças comuns em cachorros: conheça e veja como tratar!

De repente, o cão apresenta dor de barriga e não sabemos muito bem o que pode estar acontecendo e esse é apenas um dos muitos sintomas que podem estar nas doenças comuns em cachorros.

Infelizmente, os fatores de risco para doenças caninas são muitos, pela própria rotina que os animais têm de passear e estar em contato com terra, grama e areia, onde pode estar toda a sorte de patógenos e de hospedeiros deles.

Algumas das doenças em cães precisam de atendimento urgente para evitar sequelas graves e serem fatais. Felizmente, a ciência e a medicina veterinária têm contribuído para uma prevenção cada vez mais precisa.

Além disso, produtos como os antipulgas e vermífugos são de aplicação cada vez mais fácil e de eficácia longa, ajudando a proteger os cães por muito mais tempo.

Vamos falar nesse artigo sobre as doenças caninas mais comuns, como podem ser evitadas e os cuidados simples que representam a diferença para as melhores condições de vida do cão.

1 – Leishmaniose

Causada por um parasita transmitido pelo mosquito-palha, a leishmaniose em cães é uma zoonose – pode ser transmitida para os humanos – e pode ser fatal se não for detectada com rapidez. É uma doença sem cura, o tratamento visa amenizar os efeitos na vida do cachorro.

  • Sintomas: secreção que sai dos olhos, feridas abertas que não saram, pele descamada, vômitos, fezes com sangue, perda de apetite e consequências em progressão;
  • Prevenção: evitar locais com o mosquito-palha, proximidade com lixo e entulho acumulado e manter os ambientes residenciais limpos.

2 – Cinomose

Felizmente, a cinomose é uma doença que tem cura e a rapidez no tratamento, além de evitar o risco de morte, aumenta as chances de cura e reduz sequelas da doença – que infelizmente existirão, em maior ou menor grau.

  • Sintomas: eles são muitos e dependem da fase da doença, indo desde vômitos e diarreia no início até a falta de apetite, a paralisia, as convulsões e a dificuldade de andar;
  • Prevenção: tomar as vacinas V8 e V10 anualmente.

3 – Erliquiose

É conhecida como a doença do carrapato-marrom, que é hospedeiro da bactéria causadora desse mal. É de extrema gravidade e comum nos dias de verão. O grau de severidade da erliquiose dependerá de diversos fatores combinados, entre eles a raça do cão, a idade e a alimentação.

  • Sintomas: apatia, febre, diarreia, falta de apetite, anemia, mucosas pálidas, sangue pelo nariz, insuficiência renal e alterações neurológicas;
  • Prevenção: evitar ambientes onde pode haver carrapatos, limpeza rigorosa do ambiente de vida do animal e o uso de produtos como o Advantage® Max3 que extermina carrapatos, pulgas e outras pragas pelo contato delas com o produto na pele do cão.

4 – Leptospirose

A leptospirose canina é uma doença grave porém de tratamento e cura possíveis. É causada por uma bactéria que se hospeda nos ratos urbanos sem causar mal a eles, porém a urina tem concentração do patógeno e contamina pessoas e animais, principalmente em enchentes.

  • Sintomas: febre, cor amarelada nas mucosas, nos olhos e na pele, vômitos, prostração e apatia. Em alguns cães a doença pode ser assintomática;
  • Prevenção: abrigue o cão das tempestades e alagamentos, evite a proximidade com locais onde pode ter urina e água paradas e mantenha o ambiente de vida do cão sempre limpo e isolado do ambiente externo para evitar ratos.

Leptospirose Canina

Quais os cuidados essenciais que devem ter com os cães?

Além das visitas regulares ao veterinário e da vacinação em dia, os cães demandam outros cuidados fundamentais para  terem uma vida saudável.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada e adequada, além de proteger contra doenças, ajuda em uma recuperação mais rápida.

Vários fatores pesam na escolha da ração e não podemos esquecer da importância que os petiscos adquiriram no dia a dia para complementar com nutrientes que não estão presentes na alimentação básica.

Usar vermífugos regularmente

Os remédios para vermes são um aspecto fundamental na vida dos cães, pois eles têm contato com gramados, terra, areia, outros animais, correndo o risco de contrair verminoses caninas graves.

O Drontal® Cães da Elanco™ é um vermífugo canino de qualidade reconhecida, combatendo e prevenindo vermes intestinais chatos, vermes intestinais redondos e a giárdia. O comprimido com sabor de carne é atraente para o animal, o que ajuda no uso do medicamento,

A aplicação é única e trimestral para obter resultados permanentes.

Manter os ambientes para o cão sempre limpos

Uma das maiores causas da infestação de pulgas em cães está na falta de uma higiene adequada nos espaços onde o animal vive e circula. Também é comum que ele traga parasitas dos seus passeios.

Além da limpeza rigorosa, uma opção eficaz é usar o Fleegard® da Elanco™, um spray antipulgas para ambientes.

Ele pode ser usado em todos os espaços da casa e o efeito do Fleegard® tem duração de até seis meses e o cão poderá circular protegido contra pulgas e os vermes hospedados nelas.

Manter o cão em atividade física constante

O exercício físico, de uma brincadeira com crianças em casa ao passeio diário na rua, são essenciais para metabolizar os efeitos positivos da alimentação, dos medicamentos e das vacinas.

Portanto, mantenha o cão ativo ao máximo para que ele esteja sempre bem disposto e feliz. Nos passeios em terrários e parques, é recomendado usar a Coleira Seresto® ou a Coleira Kiltix®, ambos produtos da Elanco™ para impedir o ataque de pulgas.

Como vimos, existem doenças comuns em cães que são extremamente graves e precisam de atendimento médico urgente. A rotina de vacinação, a proteção com antipulgas e vermífugos e a higiene completa dos locais são fundamentais para preservar a saúde do cão.

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários para proporcionar a melhor proteção aos cães e colocar a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para cães com qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!