5 cuidados com gato idoso para mantê-lo sempre feliz!

5 cuidados com gato idoso para mantê-lo sempre feliz!

A idade sempre chega para todas as espécies animais e além da preocupação para que os felinos se alimentem de uma forma saudável, existem outros cuidados com o gato idoso que devemos ter.

O primeiro cuidado é olhar para o relógio; enquanto os humanos envelhecem após algumas décadas, a terceira idade do gato começa aos sete anos.

Como podemos ver, depois de alguns anos de intensa atividade e muitas alegrias e diversão, nossos gatos experientes demandam uma atenção especial em todos os aspectos – alimentação, prevenção de doenças, exercícios físicos e mentais, cuidados com a aparência e interação com os tutores.

É a hora de prolongar a vida deles com qualidade. Mas como podemos garantir que nosso gato idoso continue vivendo saudável e feliz?

Nesse artigo, separamos algumas dicas preciosas de como cuidar de gato idoso e contribuir para que o seu bichano viva muito e com a saúde e a energia de um jovem!

As transformações que surgem na vida de um gato idoso

Ao chegar os sete anos de idade, começam a surgir as mudanças físicas e de comportamento que definem a condição de um gato sénior.

Vamos falar das transformações mais conhecidas.

  • Menor ingestão de água: essa é outra mudança que deve ser investigada pois é a causa da insuficiência renal, uma doenças muito comum nos gatos mais velhos;
  • Diminuição do apetite: é importante perceber se o gato não reduz demais a quantidade, para evitar a desnutrição e a falta de nutrientes essenciais nessa fase da vida;
  • Uso reduzido das liteiras: as dores nas articulações são comuns e, em muitos casos, os gatos não conseguem mais usar as caixas de areia;
  • Menor rotina de higiene: com maiores dificuldades de movimentos, os gatos mais velhos diminuem a intensidade dos banhos, o que impacta na imagem de limpeza deles;
  • Redução de movimentos: um gato sénior naturalmente perde a agilidade e o equilíbrio ao escalar objetos.

É preciso ter um cuidado especial com os bichanos idosos, pois eles perdem muito da independência tão marcante na espécie e precisam de mais companhia e ajuda de seus tutores.

1 – Ofereça uma alimentação saudável para o gato idoso

A alimentação com qualidade é fundamental desde os primeiros meses de vida do gato, mas se torna especialmente importante para os gatos de idade avançada.

Invista em rações para gatos idosos, além de complementar com petiscos diferenciados, com formulações que repõem nutrientes indispensáveis para essa fase da vida.

Uma excelente opção é o SpinPet Stick Onebyone Ninecat®, uma linha de petiscos premium com variedade de cortes de carnes nobres e diversos nutrientes que fortalecem o organismo do gato sénior.

Um destaque do SpinPet Ninecat® é a taurina, um aminoácido essencial com inúmeros benefícios para a saúde do bichano de idade avançada, entre eles:

  • Melhora o metabolismo, potencializando o efeito na insulina;
  • Atua como antioxidante, retardando o envelhecimento das células e tecidos;
  • Age contra a degeneração das retinas (principal causa da cegueira);
  • Potencializa a resposta imune;
  • Previne a insuficiência cardíaca.

2 – Ofereça uma cama confortável e um ambiente acolhedor

As horas de sono são essenciais não só para o crescimento dos gatos, mas também para o relaxamento na idade mais avançada, quando os felinos começam a adquirir dores articulares e ósseas.

Dessa forma, coloque uma cama bem confortável à disposição do seu gato idoso para que ele durma com qualidade e sempre esteja bem disposto ao despertar. Também deixe uma manta na cama, pois eles tendem a sentir mais frio com o passar dos anos.

O local para o gato dormir também é importante; o ideal é que seja escuro, o preferido dos felinos.

Ofereça uma cama confortável e um ambiente acolhedor

3 – Escove o gato idoso com frequência e carinhosamente

Esse é um cuidado com gatos idosos cuja importância muitas pessoas ignoram, mas faz parte de uma rotina felina fundamental: a remoção de pelos, que eles fazem constantemente para reduzir o volume e melhorar a locomoção.

Porém, com a idade avançada, as lambidas ficam mais difíceis, a tarefa fica mais penosa e o excesso de pelo aumenta. Escovando regularmente e de forma carinhosa, você ajuda seu amigo e também oferece uma massagem que acalma e dá mais satisfação ao gato.

4 – Leve o gato idoso ao veterinário regularmente

Esse é um cuidado com o gato em todas as fases da vida, mas essencial para os felinos com mais idade. A visita regular ao veterinário permite que todas as transformações que falamos aqui possam ser monitoradas e prevenidas.

Além disso, o profissional diagnosticará situações comuns na idade como, por exemplo, os problemas dentários e recomendará vitaminas como o SpinPet Symbioplex VitaClinic® que possui uma série de nutrientes para preservar a função intestinal felina que é bastante comprometida com o passar dos anos.

5 – Brinque muito com o gato idoso

Com o passar da idade, os gatos diminuem o interesse pelas brincadeiras e se movimentam menos. Isso é um risco grande, pois o sedentarismo provoca a obesidade felina e os graves problemas relacionados a ela.

Procure brincar com o bichano idoso ao máximo – com uma exigência física menor, considerando as limitações naturais da idade. Propor desafios e aguçar a curiosidade do gato são formas de mantê-lo sempre ligado à sua natureza.

Aproveite cada minuto possível com seu amigo felino e ele retribuirá com a mesma esperteza e alegria que sempre demonstrou!

Como vimos nesse artigo, cuidar da saúde do gato idoso exige um conhecimento profundo das mudanças pelas quais o animal passa e também grandes doses de compreensão e de carinho.

Seu gato está vivendo um período onde grande parte das habilidades felinas diminuem e passa a depender muito do seu papel de tutor. Hora de mostrar o quanto você quer que ele viva muito e com qualidade!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!