5 cuidados com cães idosos para mantê-los sempre felizes!

Cuidados com cães idosos

Envelhecer é um processo natural para todas as espécies animais e com os cachorros não poderia ser diferente. Além da preocupação com uma alimentação saudável, os cães idosos exigem diversos outros cuidados.

É importante lembrarmos que o cão velhinho pode ter apenas oito anos de idade. É quando começa a terceira idade do cão e atinge o auge por volta dos doze anos. Não há muito tempo para esperar e dar a atenção que ele merece.

Ele demanda uma atenção especial com alimentação, prevenção de doenças, exercícios físicos e mentais, cuidados com a aparência e com a socialização.

Nesse artigo, vamos falar sobre como cuidar de cães idosos e contribuir para que eles vivam muito e com a saúde e a energia de um jovem!

As transformações que surgem na vida de um cão idoso

Ao chegar os oito anos de idade, começam a surgir as mudanças comportamentais e físicas que definem  o envelhecimento de um cão. Vamos destacar as mais conhecidas.

  • Mudanças profundas na pelagem: são as alterações mais perceptíveis. A pelagem de um cão mais velho começa a embranquecer em várias partes, principalmente na face. Além disso, os pelos ficam mais finos, quebradiços e perdem o brilho;
  • Perda de dentes: esse é um aspecto que deve ter a atenção maior, pois com o tempo, a arcada dentária fica mais frágil, provocando perda dentária. Em muitos casos, é preciso substituir a comida sólida por ração úmida;
  • Doenças bucais: cachorros idosos costumam apresentar gengivite, tártaro e mau hálito. O cuidado constante evita que essas doenças provoquem sofrimento ao cão e perda de dentes;
  • Limitação de movimentos: um cão sênior passa por um enfraquecimento ósseo e articular que deve ser cuidado para evitar que ele perca mobilidade e vivacidade. Excesso de peso e doenças adquiridas podem antecipar e agravar estes processos;
  • Perda de sentidos: é normal que os cães com mais idade percam audição e apresentem problemas de visão, como catarata e o glaucoma.

Essas e outras mudanças devem ser acompanhadas desde o começo com um veterinário geral ou especialista para evitar impactos negativos na saúde do cachorro.

1 – Alimentação saudável para o cão idoso

Invista em rações para cães idosos, principalmente as comidas úmidas para os animais com problemas dentários. Elas possuem fórmulas que garantem a reposição de nutrientes que são indispensáveis para a maturidade canina.

Também é preciso criar opções que saiam da rotina alimentar básica e estimulem o cão. Os petiscos saudáveis são uma ótima alternativa.

  • Stick Onebyone Fit®: ricos em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 que auxiliam no tratamento de doenças do envelhecimento – ósseas, degenerativas e processos inflamatórios;
  • Stick Onebyone Probiotic®: contém probióticos em sua composição, são as bactérias do bem, que fortalecem o sistema imunológico e aumentam a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal;
  • Stick Onebyone Prevent Condro Care®: ricos em glucosamina e condroitina, que ajudam a prevenir as inflamações e a degeneração nas articulações e cartilagens, que são fatores para o surgimento da artrite e da artrose canina.

São petiscos saudáveis que contribuem complementando com nutrientes que têm papel decisivo na saúde de um cão idoso.

2 – Atenção redobrada com a saúde bucal do cão

Como vimos antes, a saúde dental do cão é seriamente afetada no processo de envelhecimento, exigindo cuidados constantes, uma vez que o animal depende muito do bem-estar bucal.

A visita regular ao veterinário ajuda a identificar se a higiene bucal está sendo bem feito e se há algum foco de doença periodontal, uma das maiores ocorrências e que causa muito sofrimento ao cão.

  • Stick Onebyone Prevent Odor Care®: é um produto da linha Prevent que atua especialmente nos cuidados dos cães sénior. Proporciona o controle do odor bucal, previne a formação do tártaro e o surgimento da gengivite e melhora a consistência das fezes;
  • Stick Onebyone Dentabite®: é um petisco especialmente desenvolvido para prevenir a doença periodontal em cães, que impõe dores fortes ao mastigar, mau hálito, amolecimento ou deslocamento dos dentes, entre outros efeitos.

São snacks que cumprem um papel importante na manutenção da saúde do cão e também se tornam uma opção a mais e estimulante para a rotina alimentar dele.

Como cuidar de cão idoso

3 – Respeite o tempo de descanso dele

Assim como acontece com muitos de nós quando envelhecemos, os cães idosos tendem a passar mais tempo dormindo ou deitado. Faz parte do processo e devemos respeitar o tempo dele para as sonecas.

Por outro lado, observe se é apenas parte do envelhecimento ou se o sono excessivo pode ser sinal de apatia ou anemia por verminose canina.

4 – Leve o cão idoso ao veterinário regularmente

Esse é um cuidado com o cão em todas as fases da vida, mas essencial para os cachorros com mais idade. A visita regular ao veterinário permite que todas as transformações que falamos aqui sejam monitoradas e riscos sejam prevenidos.

O profissional diagnosticará situações comuns na idade e recomendará vitaminas como o SpinPet Symbioplex VitaClinic® com nutrientes para preservar a função intestinal canina que é bastante comprometida com o passar dos anos e impacta negativamente na vida do cão.

5 – Brinque muito com o cão idoso

Com o passar dos anos, o cão não tem a mesma disposição física para brincar, porém jamais perde o interesse pelas interações do tutor com ele.

Toda brincadeira que for possível e respeitar os limites do envelhecimento será bem-vinda para manter os reflexos e sentidos do cachorro idoso ativos. Aproveite cada minuto possível com seu melhor amigo e ele retribuirá com a alegria e o carinho que sempre demonstrou!

Como vimos nesse artigo, cuidar da saúde do cão idoso exige um conhecimento profundo das mudanças pelas quais o animal passa e grandes doses de compreensão e de carinho. Hora de mostrar o quanto você quer que ele viva muito e feliz!

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários, que podem colocar a oferta do seu pet shop em um nível mais alto, não só com a linha de alimentos saudáveis, mas também com medicamentos para preservar o bem-estar do cão.

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!