Como tirar carrapato de gato: veja e faça seu pet mais feliz

Como tirar carrapato de gato

Os carrapatos em cães são um grande tormento, por causa do seu estilo de vida mais externo na maioria das raças, porém muitos tutores felinos não conseguem escapar de como tirar carrapato de gato.

Esta praga não é frequente em gatos por causa da higiene felina: com a rigidez da lambedura que eles usam para se limpar, acabam se livrando mecanicamente do carrapato.

Porém, encontrar a espécie no corpo deles não é tão raro quanto gostaríamos, especialmente nos gatos filhotes, que ainda não têm força suficiente para a higiene.

Além disso, se não houver medidas de prevenção, a situação se repetirá e, em algum momento, talvez o seu bichano não consiga resolver sozinho.

O resultado: muito sofrimento, danos à saúde e o risco de contaminar o gato com doenças graves. Mas como podemos livrar o gato dos carrapatos?

Vamos falar nesse artigo sobre um método eficiente de como retirar carrapatos do gato, prevenir o aparecimento com uma medicação simples e deixar o seu amigo felino contente!

Carrapatos de gato: como o seu animal pode ser contaminado

O ataque de carrapatos ao gato se dá simplesmente pelo contato com a praga e isso pode acontecer de algumas formas:

  • Existência de um foco no ambiente (frestas de portas e janelas, buracos em paredes, dentro de móveis);
  • Visita de outro animal contaminado;
  • Interação com animal infectado;
  • Atividades ao ar livre.

É muito importante evitar que o gato saia à rua ou vá para imóveis geminados, mesmo aqueles que ele tem hábito, como lojas e outras casas, para evitar as formas de contato.

Também é fundamental, para quem vive em casas, inspecionar as áreas da residência que têm contato com área externa – quintal, varanda, jardim.

Carrapatos de gato: quais os sintomas de infestação

Descobrir que o seu gato está contaminado por carrapatos pode ser uma tarefa difícil, pois eles são animais muito independentes e demoram muito para demonstrar que passam por algo difícil. Portanto, o ideal é periodicamente inspecionar o pelo e a pele do animal.

Já os sinais visíveis de um gato com carrapato são:

  • Coceira intensa e constante;
  • Pele com vermelhidão;
  • Regiões com queda de pelos;
  • Pequenos inchaços que encontramos ao passar os dedos no pelo.

As regiões onde os carrapatos de gato mais se concentram são as orelhas, a cabeça, o pescoço e as patas, pois são áreas com facilidade para atingir a circulação sanguínea.

Como se trata de uma praga hematófaga – que se alimenta de sangue do hospedeiro – alguns sinais claros são a prostração e falta de energia dele no dia a dia.

Carrapatos de gato: quais os males que podem causar

Os carrapatos podem causar grandes danos à saúde dos gatos e precisam ser retirados e evitados o quanto antes.

  • Enfraquecimento gradual do animal (pela perda de sangue);
  • Anemia, em casos mais longos e extremos;
  • Hemoparasitoses (quando o carrapato é hospedeiro de patógenos que, através das picadas e da sucção de sangue, são transmitidos para o gato).

As pulgas estão atacando o seu felino? Veja nossas dicas de produtos para livrar seu gato dessa praga!

Como retirar carrapatos do seu gato em 5 passos

Outra medida importante é nunca tentar retirar imediatamente a praga sem os passos que vamos detalhar, pois além do risco de fracassar por causa da agitação do gato, o carrapato pode grudar ainda mais à pele e causar mais sofrimento ao animal.

1 – Junte as ferramentas necessárias

É importante ter tudo que for necessário à mão, sem precisar parar o processo e perder a oportunidade que o bichano tenha dado.

  • Pinça, de preferência a apropriada para retirar carrapatos;
  • Recipiente com água;
  • Luvas descartáveis;
  • Petiscos para distrair e agradar o gato;
  • Antisséptico específico para pets.

2 – Acalme o seu gato

Esse é um passo fundamental no processo, pois o gato precisa estar tranquilo e relaxado para não ser reativo aos toques que você precisará fazer no corpo dele.

Trabalhe para que o gato fique imóvel. Use os petiscos para distrair e recompensar o comportamento tranquilo dele e não inicie a remoção de carrapato em gato sem que o felino esteja confortável.

3 – Localize o carrapato no corpo do gato

Apalpando levemente o corpo dele, você vai localizar os pequenos inchaços que são os carrapatos agarrados à pele. Afaste cuidadosamente o pelo da região até ver o carrapato, que permanecerá imóvel, pois está agarrado à pele do gato.

Se preciso, procure a ajuda de outra pessoa, porém sempre mantendo o ambiente calmo para o gato colaborar com você!

4 – Remova o carrapato do gato

Essa etapa deve ser feita com calma e sem pressa. Veja os passos abaixo.

  • Vista as luvas para evitar contato dos dedos com a praga;
  • Coloque o gancho da pinça ao lado do carrapato e contra a pele do seu pet;
  • Deslize cuidadosamente por baixo dele, prendendo-o com o gancho;
  • Puxe a pinça com delicadeza, fazendo uma torção para remover o carrapato;
  • Coloque no recipiente com água.

Não tente a retirada do carrapato no gato bruscamente, pois pode rompê-lo quando ainda estiver fixado na pele. Além de tornar a remoção mais difícil, isso pode provocar infecção. Se acontecer, interrompa o processo e leve seu bichano a um veterinário.

5 – Faça a limpeza geral

A limpeza completa e correta é essencial para evitar infecção na área que ainda estará sensível e exposta. Use o antisséptico para pets.

Antes de guardar a pinça, limpe com desinfetante e descarte as luvas, elas não devem ser reutilizadas!

Coleiras anti carrapatos

Coleiras anti carrapatos: combate eficaz, prevenção e conforto para todos

Como você poderá observar nos passos abaixo, tirar o carrapato do gato exige muita atenção e calma em cada etapa, para não causar estresse no felino, o que coloca toda a tentativa em risco.

Se você prefere investir em uma solução que combina o combate com a prevenção e sem estresse para o felino, a coleira antipulgas é uma ótima alternativa.

Ela libera uma substância que vai exterminar os carrapatos apenas pelo contato. Além de matar os indivíduos instalados, impede as reinfestações. É fácil de ser instalada e não causa desconforto ao animal.

Com isso, você consegue preservar a saúde do gato sem causar estresse a ele e a você!

Coleiras antipulgas

Coleira Antipulga Seresto®

  • Uso externo e em área de difícil alcance do gato
  • Tem ação de 8 meses
  • Elimina todas os carrapatos no primeiro dia
  • Continua combatendo reinfestações por 8 meses
  • Pode ser usado em concorrência com outro medicamento de ingestão
  • Pode ser usado em gatas prenhes ou lactantes

Quer saber mais sobre a Seresto® Gatos? Clique aqui!

Como vimos nesse artigo, os carrapatos em gatos são um grave problema de saúde, que deve ser combatido com urgência para evitar o agravamento dos males que a praga causa à saúde do gato.

A prevenção, através de uma medicação adequada, impede que o gato passe por um grande sofrimento e continue usufruindo da qualidade de vida que merece!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!