Como escovar dente de gato: garanta a saúde bucal dele!

Como escovar dente de gato: garanta a saúde bucal dele!

Muitas pessoas imaginam que a grande missão nos cuidados com gatos é como dar remédio. Porém, existe outro desafio de igual importância para a saúde do bichano: como escovar dente de gato.

Ficou surpreso com a informação? A grande maioria dos tutores sequer cogita que a boca de um felino precise de higienização. Afinal, os gatos são animais higiênicos com seus banhos e as fezes!

Porém, assim como acontece com a saúde bucal dos cães, os bichanos não podem cuidar sozinhos e precisam da nossa ajuda para não adquirir sérios problemas com dentes e gengivas, além do mau hálito.

E os benefícios compensam o trabalho – que fica menos complexo com a rotina!

Nesse artigo, vamos falar dos impactos da falta de escovação dentária e como escovar os dentes do seu gato e deixá-lo feliz com uma boca limpa e saudável!

O que evitamos quando cuidamos dos dentes do gato

Uma passada pela lista de doenças que são causadas pela falta de higiene bucal no gato já demonstra porque devemos incorporar essa rotina urgentemente pelo bem-estar do animal.

Tártaro

Causada pelo acúmulo de restos de alimentos que se alojam nas bases dos dentes e, com o tempo, causam dor intensa, inflamação nas gengivas (a gengivite), abalo e perda de dentes. É um processo extremamente doloroso e que afeta a rotina de alimentação do gato.

Gengivite

Comumente causada pelo tártaro em estágio avançado, quando ataca as gengivas e as bactérias causam inflamação, mau hálito, dentes escuros e perda de apetite devida às dores causadas.

Em estágios mais avançados, provoca perda de dentes, estomatite, faringite e exige um tratamento com antibióticos e vitaminas para tratar as doenças e reabilitar o organismo debilitado pela perda de apetite.

Lesão Reabsortiva dos Felinos

Esta doença é um estágio mais grave de abalo e perda de dentes. Ataca a coroa ou a raiz do dente, provoca dor muito forte, gengiva avermelhada e perda de apetite. O tratamento, na grande maioria dos casos, é a extração do dente afetado.

Cuidado com os sinais de problemas dentários no gato

Diversos sinais podem apontar que seu gato está enfrentando problemas com os dentes ou gengivas. Tenha atenção com eles e procure o veterinário imediatamente!

  • Mau hálito;
  • Presença de sangue na boca;
  • Excesso de saliva;
  • Falta de apetite;
  • Mudança de hábitos alimentares;
  • Isolamento por medo de contato das mãos com a região da boca.

Um passo a passo para você escovar os dentes do seu gato

Sim, o processo parece complicado só de pensar! Afinal, os gatos são independentes e muito críticos a tudo que possa invadir seu corpo.

Porém, o processo de escovar os dentes do seu gato pode ser mais simples do que parece. Veja o nosso roteiro abaixo.

  1. A escovação dentária felina deve ser feita em um ambiente tranquilo, com tempo suficiente para dedicar-se à tarefa e sem distrações;
  2. Relaxe o gato com demonstrações de carinho;
  3. Use uma escova de dente para gatos fazendo movimentos leves nos dentes. Ela pode ser uma escova de uso humano, mas pequena o bastante para caber na boca do gato com conforto;
  4. Coloque na escova uma pasta de dentes especial em quantidade pequena;
  5. O processo deve ser feito com muita paciência e leveza para que o animal ganhe confiança e você possa aprofundar a higienização dos dentes do seu gato.

O mais importante é que o gato associe essa rotina a um momento de prazer. Por isso, deve ser feito com calma, carinho e focado na tarefa. Experiências com estresse vão afastar o gato assim que ele sentir a sua intenção!

A limpeza dos dentes do gato deve ser feita diariamente! Caso não seja possível, tente fazê-la por três vezes semanais.

passo a passo para você escovar os dentes do seu gato

Existem mais formas de cuidar dos dentes do seu gato

A escovação dos dentes do gato continua sendo a forma mais eficaz de higiene bucal felina. Porém, nem todos os felinos colaboram, mesmo nas melhores condições de ambiente.

Bom, são os gatos! Neste caso, você pode usar alguns produtos específicos no mercado: enxaguantes bucais sem sabor, espumas e sprays. Você também pode usar esses produtos como complementos da escovação, para garantir resultados melhores.

Você encontra esses produtos em um pet shop parceiro da SALVAC mais próximo da sua residência.

Lembre-se: o gato com mau hálito sofre socialmente

Os tutores de gatos sabem como esta espécie animal é silenciosa para tudo, incluindo o sofrimento com doenças! Portanto, toda a atenção é pouca para quem cuida de gatos.

Os problemas ocasionados pela falta de higiene bucal em gatos são tão sutis para eles quanto os seus movimentos curiosos pela casa. Quando percebemos, eles estão recolhidos em lugares afastados das pessoas porque sofrem e não querem contato para não sentir dor.

O efeito mais nocivo é a redução da alimentação, em volume ou em frequência, o que leva o animal a quadros graves de emagrecimento, fraqueza e prostração.

Além disso, o isolamento é prejudicial à saúde psicológica do gato, que precisa de movimento pelos espaços que ele demarca como seus e da interação com as pessoas que cuidam dele!

Como vimos nesse artigo, não devemos negligenciar com a saúde bucal do gato! Os cuidados evitam graves problemas na boca e nos dentes, além de outras doenças, mau hálito é um sofrimento que devemos evitar para que o bichano viva sempre ativo, curioso e feliz!

Você encontra os melhores produtos, como a linha SpinPet®, na rede de pet shops parceiros da SALVAC!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!