Como escolher o petisco para gato: veja nossas 5 dicas!

Como escolher o petisco para gato

Não só o mercado de rações está em constante evolução para alimentar os gatos de uma forma voltada exclusivamente para eles; os petiscos são mais importantes na vida felina e, por isso, é saber como escolher o petisco para gato.

O petisco deixou de ser apenas uma ferramenta na socialização e no adestramento do gato e se tornou uma peça fundamental na dieta, pela quantidade de componentes e nutrientes, a variedade de sabores – dos simples aos mais sofisticados – e os diversos formatos.

Hoje em dia, é possível encontrar snacks para gatos  com proteínas de carnes nobres (que são ainda mais essenciais para felinos do que caninos) e diversos legumes, frutas e verduras. Tudo balanceado para divertir e alimentar.

Por outro lado, a oferta também cresceu muito e os tutores ficam confusos na hora de comprar o biscoitinho ou bifinho pro amigo peludo.

Quais os critérios devemos usar para escolher o melhor petisco? Qual a melhor forma de agradar e assegurar a saúde do gatinho?

Nesse artigo, vamos falar de algumas dicas importantes para tomar essa decisão que é cada vez mais importante na vida dos gatos e seus tutores!

1 – Opte sempre pelos petiscos naturais

Diferentemente dos snacks e bifinhos para gatos tradicionais que conhecemos há algumas décadas, os petiscos naturais são uma alternativa mais saudável e segura para a saúde felina.

Eles são compostos de diversos alimentos e nutrientes e sem compostos químicos – como os corantes, aromatizantes e palatabilizantes – que alteram as características dos petiscos comuns para se tornarem mais atraentes para o gato.

Os petiscos saudáveis, além de não conterem ingredientes prejudiciais, contribuem para enriquecer a dieta do gato e até mesmo fornecer um nutriente que não esteja na ração.

Outro aspecto fundamental na diferença entre petisco comum e petisco natural é a qualidade da proteína animal usada no segundo – muitas vezes vinda de carnes incomuns mas altamente nutritivas como o cordeiro e o salmão – e a concentração dela no alimento.

A proteína é um nutriente fundamental na saúde dos gatos. Outro componente que atua em diversos sistemas orgânicos e funções vitais felinas é a taurina.

Ela está presente no petisco gourmet Onebyone Ninecat® da Spinpet™ e é um excelente aliado em inúmeros aspectos do organismo dos gatos:

  • Aprimoramento da audição e da visão;
  • Prevenção de doenças nos ouvidos e olhos;
  • Preservação das funções cardíacas e vasculares;
  • Funcionamento dos sistemas digestivo e reprodutivo;
  • Resposta imune do organismo;
  • Melhoria do metabolismo, potencializando o efeito da insulina;
  • Regulagem de água e sódio nas células.

Como podemos ver, é um conjunto de ações que diferenciam o petisco natural e proporcionam uma saúde ainda melhor para o bichano.

2 – Descubra qual tipo de petisco o seu gato prefere

O mercado pet oferece uma boa variedade de petiscos na forma de apresentação e isso é um aspecto positivo, pois os gatos têm as suas preferências e podem rejeitar o petisco – os tutores sabem como eles são exigentes com alimentos.

Existem basicamente três tipos de petiscos para gatos no mercado:

  • Petiscos snacks: são as formas secas e crocantes;
  • Sachês: são muito usados para ajudar no consumo de líquidos, um problema bastante comum nos gatos, que normalmente consomem pouca água e adquirem problemas renais;
  • Patês: outro tipo de petisco com bastante umidade e que ajuda na saciedade do gato e na redução do consumo de ração, especialmente para gatos obesos.

O ideal é mesclar as diferentes formas: os snacks para o treinamento, a diversão e exercitar a mastigação e as demais para complementar o consumo de líquido – sempre observando os limites dados pelo veterinário.

Melhor petisco para gato: Salvac

3 – Avalie os benefícios que o petisco dará ao gato

Como já vimos até aqui, problemas renais, obesidade e necessidade proteína são questões comuns nos gatos, mas a atenção com a saúde felina não para nelas.

Portanto, procure um petisco que exerça um papel fundamental na qualidade nutricional da dieta do gato, complementando com mais nutrientes de finalidades específicas.

As possibilidades são muitas, aproveite para unir a funcionalidade do petisco e a satisfação que ele dará ao animal de ter algo que sai da rotina alimentar.

E por falar em rotina, é preciso ter atenção com o limite de petiscos para gato por dia: ele deve ser de 15% do peso total do alimento – e o recomendado é que não ultrapasse 10% para manter o consumo em uma margem de segurança.

4 – Escolha o pet shop com variedade e qualidade 

Quando começamos a agradar o gato com petiscos, principalmente durante o adestramento, é comum mudar o produto porque o gato rejeita ou surgir algo na saúde dele e o petisco deve ter outra composição, evitando ou incluindo um ou vários nutrientes.

Por esses motivos, é importante contar com um pet shop que tenha:

  • Variedade de petiscos para pets para atender ao paladar dos gatos e à mudança de rotina;
  • Produtos de qualidade, afinal estamos falando da saúde do seu gato;
  • Petiscos de fabricantes reconhecidos;
  • Prateleiras com reposição contínua;
  • Produtos sempre dentro da validade.

Os pet shops parceiros da SALVAC possuem os melhores petiscos pois garantimos a reposição programada dos produtos SpinPet™. Dessa forma nunca faltará opção para seus gatos!

5 – Ouça a opinião do veterinário – antes e durante o uso do petisco

Tudo que envolve saúde e bem-estar do gato deve ser conversado e ter o aval do veterinário, que é o profissional que se preocupará em conhecer a vida do pet em todos os detalhes.

Ele poderá, por exemplo, definir que o petisco tenha determinados ingredientes que favoreçam um gato com tendência a problemas cardiovasculares e digestivos, por exemplo – é o caso do Onebyone Ninecat®.

Em alguns casos, um petisco dado sem consulta médica pode causar ou agravar uma doença existente e que não foi investigada anteriormente.

Portanto, converse sempre com o médico do pet antes. Depois, é só comprar petiscos com qualidade reconhecida e agradar seu gato com tranquilidade!

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários para gatos de todas as idades e coloca a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para gatos de qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!