Como dar remédio para seu gato? Veja as nossas dicas!

Como dar remédio para seu gato?

É uma unanimidade entre os tutores, sejam os filhotes de que porte e raça forem: dar remédio para gato é sempre uma grande missão! E não é um privilégio dos pais de gatos: medicar um cão  também pode ser estressante.

Diferentemente dos cachorros, os gatos têm um senso de independência e de autossuficiência que tornam a tarefa mais difícil. É como se eles dissessem: eu tomo remédio quando quiser e eu nunca quero!

Alguns animais permitem a medicação com alguma tranquilidade, enquanto outros ficam muito agitados. O resultado, na maioria das vezes, são alguns arranhões e sofrimento para o animal.

Não existe uma forma ideal de medicar o gato, seja por comprimido ou líquido. A experiência de tantas pessoas e o estudo de profissionais criaram algumas formas que têm a sua eficácia – sem que o momento seja tão difícil.

Por isso, nesse artigo vamos trazer algumas dicas que podem ajudar você a dar remédio pro seu gato gerando o menor estresse possível – para você e seu gatinho!

Antes de medicar seu gato: converse bastante com o veterinário

Aproveite a consulta com o veterinário para tirar as principais dúvidas sobre a medicação do seu felino.

  • Existem opções de remédio para gato em comprimido e líquido e você pode escolher a mais confortável?
  • Se você já tem uma forma eficiente de medicar o animal, o médico pode receitar um remédio compatível?
  • É possível misturar a medicação com o alimento do gato ou deve ser dado de estômago vazio?
  • Se a medicação para verme for por comprimido, por exemplo, veja se é possível mudar para um vermífugo por pipeta como o Drontal® da Elanco™ que é de uso tópico.

Você pode conseguir boas respostas, diferentes do que for originalmente receitado e tornar o processo mais tranquilo.

Remédio para gatos em comprimido: dê o remédio diretamente na boca

Esse é um processo que exige muita calma, paciência e atenção do começo até mesmo depois de ter medicado o seu gato. Veja os passos abaixo.

  1. Segure o comprimido entre o polegar e o indicador de uma das mãos;
  2. Coloque o gato em uma posição segura e acomodada;
  3. Pouse a palma da mão sobre o topo da cabeça dele, formando um C;
  4. Incline a cabeça dele para trás e o gato naturalmente, e abra a mandíbula;
  5. Use o dedo médio na boca do gato, sobre os dentes incisivos e ainda segurando o comprimido com a mesma mão;
  6. Coloque o remédio no fundo da língua para evitar que ele sinta o gosto e cuspa;
  7. Acaricie o pescoço ou sopre o focinho, o que provoca a deglutição;
  8. Acompanhe o comportamento dele após, pois alguns gatos seguram o comprimido na boca e cospem assim que são liberados.

Como podemos ver, é um processo complexo mas tem alto grau de eficiência se a sua relação com o animal for a mais amistosa possível.

Remédio para gatos em comprimido: crie uma rotina de petiscos

Você pode dar remédio para o gato desenvolvendo antes uma rotina de petiscos para desenvolver uma rotina agradável e conquistar a confiança do animal. Veja os passos abaixo.

  • Escolha um horário no qual você vai medicar o gato em outra data;
  • No primeiro dia, dê um petisco saboroso como o SpinPet Ninecat® na hora que for definida;
  • Repita o processo por alguns dias;
  • Quando ele se acostumar com a rotina, oculte o comprimido na próxima vez que for dar o petisco.

Essa é uma forma menos invasiva de medicar o gato, mas requer organização e paciência para aguardar o dia ideal para dar o remédio.

Remédio para gatos em comprimido: use um aplicador

O aplicador de comprimidos é um objeto em forma de seringa que substitui com eficiência a tarefa – nem sempre bem-sucedida – de abrir a boca do gato para colocar o remédio no fundo da língua.

Você certamente alcançará o ponto certo de colocação, onde ele não vai cuspir e é uma forma mais fácil e menos traumática de medicar o gato – se você conseguir que ele não se estresse com a seringa!

Remédio líquido para gatos: misture na comida preferida

Esse método de dar remédio para gato funciona para pequenas dosagens e com gatos mais gulosos. É também mais simples do que medicar via oral, basta misturar o remédio com um alimento que ele goste muito.

É provável que ele não note a presença do remédio se estiver muito atraído pela comida (ou faminto). Mas é importante colocar o remédio em uma porção pequena de alimento para garantir que ele vai comer tudo!

Remédio líquido para gatos

Remédio líquido para gatos: use um conta-gotas na boca

Se for uma medicação líquida para gatos, uma das formas de aplicar é colocá-la diretamente na boca do animal com um conta-gotas ou uma seringa, pois alguns gatos rejeitam a comida quando tentamos misturar o medicamento nela.

  • Esguiche o remédio lentamente no fundo da boca, no espaço entre a parte interna da bochecha e os dentes, para evitar que o gato sinta o gosto;
  • Acaricie o pescoço ou sopre o focinho para provocar a deglutição;
  • Não incline a cabeça do animal para trás, evitando que o remédio vá para a traqueia.

Como vemos, é um processo semelhante a dar comprimido para gato colocando diretamente na boca e, portanto, também exige paciência e carinho com o animal para que ele não se estresse e seja medicado com segurança – para ele e para você!

3 dicas infalíveis para ajudar na medicação do gato

  1. Reconheça uma técnica e um ambiente onde o processo de dar remédio no seu gato seja algo mais acolhedor e sempre que possível sem a presença de outras pessoas, pois isso intimida ainda mais o animal;
  2. Sempre que possível, prefira os vermífugos e antipulgas de uso tópico, como o Advocate® Gatos, para reduzir o estresse;
  3. Crie um clima permanente de calma com o processo e de recompensa em caso de sucesso, presenteando com um petisco, principalmente em doses repetitivas;

E por último: caso haja dificuldades com as opções para medicar seu gato, não hesite em procurar o veterinário para buscar uma solução que não impeça o tratamento!

Dar remédio em gato não é uma tarefa simples. Requer paciência e carinho com o animal, que por seu temperamento independente, tende a resistir mais que os cães. Porém, com o método certo e em um clima amistoso, as chances de sucesso são grandes!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!