Como dar remédio para cachorro: veja as 7 melhores dicas!

Como dar remédio para cachorro: veja as 7 melhores dicas!

Infelizmente, os filhotes peludos não estão imunes a doenças, por mais bem cuidados que eles sejam, não é mesmo? A dedicação é redobrada, pois eles não podem se expressar e, muitas vezes, não nos dão um sinal de que algo errado está acontecendo.

Por outro lado, depois de diagnosticado o problema é prescrito o tratamento, chegou a hora de um dos maiores desafios na relação dos tutores com seus pets: como dar remédio para cachorro?

Muitos tutores ainda têm dúvidas: como fazer para medicar comprimido pra cão? Ou como dar um remédio líquido pro cachorro?

Para essas e outras questões, preparamos 7 dicas para dar remédio para o cão. Você pode escolher a opção mais eficiente, conforme o porte e o temperamento do cachorro e principalmente a mais confortável para que ele não se machuque durante o procedimento.

Como dar comprimido para cachorro

De uma forma geral, dar comprimido para cães é uma tarefa mais fácil do que a medicação líquida – ou menos difícil, podemos dizer. Existem mais táticas e o formato e aspecto do remédio podem ajudar em diversas situações.

1 – Ofereça o comprimido para o cachorro

Nada melhor do que começar com um clima amistoso e usar a própria confiança que o animal tem em você para tornar a tarefa mais simples: oferecer o comprimido ao cão na palma da mão e deixar que ele cheire pelo tempo que for necessário.

Além de permitir que o cão tome a decisão – a falta de pressão pode facilitar – a ideia de que o medicamento canino é um petisco ou um alimento novo pode fazer o animal aceitar.

É um método de como dar remédio para cachorro com boa margem de sucesso, pois existem medicamentos como o Drontal® Plus que possuem sabor, o que provoca o interesse no animal.

Porém, em muitos casos, os cães recusam se não sentirem atratividade na forma e na cor do medicamento. Mesmo que funcione na primeira vez, é natural que o cão associe a experiência a algo ruim se o gosto ou cheiro for desagradável e recuse nas próximas doses.

2 – Ofereça o comprimido para cão como um petisco

Essa é uma boa tática para enganar o animal; diferentemente de mostrar e deixar que ele decida, use o comprimido para cachorro como um petisco, jogando para que ele abocanhe.

Logo em seguida, premie com um petisco verdadeiro para que ele associe o remédio a uma boa ação e uma recompensa. É uma alternativa que pode funcionar com um remédio para cão em dose única ou com intervalos espaçados – semanas e meses.

Porém, não há garantia de sucesso nos tratamentos em intervalos pequenos.

3 – Pode dar remédio para cachorro amassado?

Essa é uma pergunta que muitos tutores fazem – normalmente a primeira – quando começam a pesquisar sobre como dar remédio para cachorro e a resposta é sim: cortar ou amassar o remédio pra cão pode facilitar o uso.

Porém, é preciso ter certeza que o medicamento pode ser dado dessa forma. As cápsulas, por exemplo, não podem ser dissolvidas, pois é preciso que ela se rompa no organismo em um determinado tempo.

O ideal é perguntar ao médico durante a consulta ou consultar a bula.

Se for possível, você pode misturar o comprimido na ração, amassado ou cortado em pequenos pedaços, permitindo que o cão ingira sem perceber a textura – e torcendo para funcionar, pois pode ser uma alternativa muito eficaz.

4 – Misture o comprimido para cachorro na comida

Esta alternativa de como dar remédio para cachorro não se trata de cortar ou dissolver, mas misturar o comprimido na ração inteiro para que ele engula junto com a comida.

Como podemos imaginar, é uma opção para remédios em cápsulas mas só funcionará se o comprimido não destoar demais da ração, para que o cão não perceba. Existem alternativas para isso.

  • Colocar a ração enquanto ele se alimenta: coloque o remédio na ração para que ele engula junto sem perceber. Pode funcionar em tratamentos contínuos;
  • Misturar na ração antes do cachorro comer: é preciso que o comprimido fique escondido.

As pulgas estão atacando o seu cachorro? É um grande sofrimento para ele! Conheça opções dos melhores remédios para pulga em cão

5 – Coloque o medicamento para cão no fundo da língua

Se o cão costuma confiar e abrir a boca para o tutor, aproveite a oportunidade para colocar o comprimido na língua dele, na parte final dela e em seguida:

  • Feche a boca do cachorro de forma gentil por alguns segundos;
  • Massageie o pescoço. Dessa forma o cachorro engole o remédio mais facilmente;
  • Dê um petisco ou água logo em seguida para ajudar a descida do comprimido.

É fundamental que os passos sejam feitos com calma e de forma natural para que ele não associe a próxima dose a uma experiência ruim.

6 – E se nenhuma das opções funcionar?

Se nenhuma das alternativas acima funcionar, não se preocupe, isso é muito comum. Por fim, vamos a uma solução que vai exigir mais habilidade e uma boa dose de paciência do tutor.

  • Pressione a bochecha do cão, atrás dos caninos e ele abrirá levemente a boca;
  • Use a mão livre para puxar o maxilar inferior para baixo e abrir mais a boca;
  • Peça a outra pessoa para colocar o comprimido no fundo da boca;
  • Cuidado para que o remédio não fique dos lados ou na frente;
  • Feche a boca do cão e massageie o pescoço por alguns segundos;
  • Ofereça água ou um petisco para ajudar na digestão.

Assim como no item anterior, devemos ter gestos firmes, porém com carinho e naturalidade. É importante ressaltar que essa opção de como dar remédio para cachorro funciona em cães de pequeno porte ou maiores que não sejam agressivos.

Como dar remédio líquido para cachorro

Como dar remédio líquido para cachorro

Dar medicamento líquido para cachorro é uma forma mais complicada, já que o remédio não pode ser disfarçado e só há uma forma de agir.

7 – Use uma seringa para dar medicamento líquido para cão

  • Coloque a dose do remédio em uma seringa;
  • Insira na lateral da boca do cão, entre a gengiva e os dentes;
  • Mantenha a região fechada com uma pressão suave;
  • Sopre o focinho.

O sopro faz com que o cão queira lamber o focinho e, com esse movimento, engole saliva e acaba ajudando na digestão do líquido.

Como vimos, descobrir a melhor forma de como dar remédio para cachorro é um processo que requer calma, paciência e movimentos firmes, mas com o cuidado para não estressar o animal. E acima de tudo ser carinhoso.

Mais do que remédio, o seu carinho é o que ele mais precisa para se curar! E quando o assunto for a compra do remédio para o seu cão, a SALVAC pode ajudar você!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada dos melhores remédios para cães, representando a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!