Cachorro para apartamento: como manter o bem estar do animal?

Cachorro para apartamento: como manter o bem estar do animal?

Quando pensamos no controle de qualidade do ambiente onde o cão vive, vem à mente as casas grandes com jardins e muito espaço, não é mesmo? Porém, a realidade é cada vez mais diferente, com pessoas levando seu cachorro para apartamento.

À primeira vista, cães em apartamento não parecem uma boa alternativa, principalmente os de médio e grande porte. Afinal, eles precisam de espaço para se exercitar.

Por outro lado, a procura por apartamentos em cidades como na região da Grande São Paulo vem crescendo a cada ano.

As cidades estão se verticalizando, mais pessoas querem morar perto do trabalho para evitar o trânsito caótico e os custos para manter uma casa aumentaram bastante. Mas no meio disso tudo, você olha pro seu amigão e se pergunta: ele poderá ser feliz em um espaço menor?

Com certeza, sim!

Para falarmos disso, separamos algumas dicas e pontos de atenção que você pode cumprir e dar uma vida muito boa para o seu cachorro no apartamento!

Levar cachorro para morar em apartamento: quais os direitos e deveres?

Hora da mudança com cão para um prédio? Veja quais os direitos e deveres do tutor.

  • Cachorro em apartamento próprio não pode ser proibido;
  • Já em caso de aluguel, o dono pode recusar a locação mas caso concorde, recomenda-se uma cláusula a respeito no contrato;
  • É assegurada a circulação do cão em guia curta e junto ao corpo da pessoa em todas as áreas comuns;
  • É permitido transportar cachorro em elevador, mas evite usar junto com moradores que tenham medo;
  • Recolha imediatamente todos os dejetos nas áreas comuns;
  • Treine o animal para que o comportamento dele não incomode os demais moradores, especialmente à noite.

Os direitos estão condicionados às garantias de saúde e segurança dos moradores e funcionários. Portanto, o adestramento e a confiança do animal no tutor são fundamentais.

Escolha com carinho os espaços do cachorro no apartamento

Independente do porte do cachorro, a mudança da casa (ou abrigo) para um apartamento é uma experiência tensa para o animal. A primeira providência é definir os espaços do cão para que ele se sinta seguro com as suas atividades e a adaptação seja tranquila.

Espaço de repouso e lazer do cão

Deve ficar em uma área ventilada, com iluminação natural mas que também haja proteção do sol forte e da chuva. Ali também devem estar os brinquedos, a caminha e o cobertor.

Espaço de alimentação do cão

Deve estar distante dos espaços de repouso e banheiro e em local calmo, sem a presença e a circulação de pessoas que possam perturbar o cachorro durante a refeição.

Espaço de banheiro do cão

Defina uma espaço bem afastado dos demais e de fácil acesso para que seja feita a higienização constante. Evite locais com circulação dos moradores para que o animal tenha tranquilidade e adote o banheiro – que facilita muito a adaptação do cachorro ao apartamento.

Coloque proteção em janelas e varanda

Esse é um cuidado com o cão fundamental para morar em apartamentos – nem devemos nos mudar para o imóvel sem que as telas, redes de proteção ou grades estejam instaladas.

Não podemos esquecer que o cachorro pode ser imprevisível na sua relação com o novo ambiente, portanto todo o cuidado é pouco!

Passeie frequentemente com o cão

Uma rotina que deve ser mantida e incentivada são os passeios do cão, três vezes ao dia ou após cada refeição do animal. As caminhadas com o cachorro são essenciais para que ele gaste a energia que não é possível consumir dentro de casa.

Para os cães de apartamento, é uma atividade ainda mais importante, já que os espaços menores limitam a perdem muito os exercícios.

Além de benéfico para a musculatura do cachorro e a saúde cardiovascular, os passeios reforçam o relacionamento entre o tutor e o cão e aliviam o estresse do confinamento, que quase sempre aparece nos estofados e chinelos destruídos!

Passeie frequentemente com o cão

Assegure a saúde dos ambientes e do cão

Seja em casas ou apartamentos, as pulgas continuam sendo uma grande ameaça à saúde do cão e também da sua qualidade de vida. Uma infestação pode impor um sofrimento muito grande ao animal.

Além disso, as pulgas são hospedeiros de verminoses que são transmitidas para o cão através do contato das picadas com o sangue, provocando doenças graves, como:

  • Dermatite alérgica
  • Anemia profunda
  • Cinomose
  • Parvovirose canina
  • Doenças bacterianas

Além do tratamento antipulgas no cão, que deve ser feito com remédios como o Advantage® Max 3, o cuidado com os espaços é essencial, pois a praga pode vir de um passeio do cão em gramados e terrários ou no contato dele com outros animais.

Uma excelente alternativa é o Fleegard® da Elanco™, um spray para ambientes que possui ação inseticida com princípios ativos que:

  • Interrompe o desenvolvimento embrionário dos ovos;
  • Impede a passagem das larvas para pupas e dessas para as pulgas adultas.

Além dos locais mais usados pelo cachorro, o Fleegard® pode ser aplicado em diversas superfícies:

  • Poltronas e almofadas;
  • Tapetes e cortinas;
  • Fendas de assoalhos;
  • Estofados de carro;
  • Rodapés.

A aplicação é simples e em menos de 1 hora os locais estarão liberados para pessoas e animais.

A eficácia do produto é de 6 meses e você garante uma proteção antipulgas extra importante para o amigo de patas correr, divertir-se com todos sem estresse e com muita alegria!

Promove um ambiente tranquilo e estimulante para o cão

Estar em um ambiente com contato constante com as pessoas e tratado com respeito e carinho faz o cachorro sentir-se seguro e amado, manter os bons hábitos e ajuda a reduzir as chances de contrair doenças ou apresentar problemas de comportamento.

Numa mudança para um apartamento, isso é ainda mais importante. Portanto, não economize nas brincadeiras, demonstrações de afeto e desafios que ele possa cumprir, mesmo em um espaço menor.

E não esqueça de agradar e recompensar seu amigo com petiscos saudáveis como os da SpinPet™ para que ele fique ainda mais feliz!

Com a SALVAC, você encontra os melhores produtos veterinários e coloca a oferta de produtos do seu pet shop em um nível mais alto com produtos para cachorros de qualidade reconhecida mundialmente.

A SALVAC é uma distribuidora pet autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!