Cachorro com mau hálito: saiba as causas e o tratamento!

Cachorro com mau hálito: saiba as causas e o tratamento!

Conviver com um cão é garantia de muitas alegrias e diversão. Algumas missões como dar remédio e algo que é sempre um desconforto para tutores e para o animal – um cachorro com mau hálito.

Os cachorros têm um hálito natural, que vem da própria forma como lidam com os alimentos, já que não podem fazer a higienização bucal com tanta frequência como os humanos. Além disso, a limpeza feita pelos tutores não vai alcançar todos os dentes.

Porém, existe o momento em que o odor bucal do cão surge e esse deve ser motivo de preocupação. Esse mau hálito canino é sinal de que algo não vai bem na saúde do animal. As causas são várias e as consequências também.

É preciso observar a saúde bucal do cão com frequência, pois não só atinge a saúde, mas também prejudica a socialização do animal.

Nesse artigo, vamos falar das causas e tratamentos do mau hálito do cão para ajudar você, a dar mais saúde e uma vida social melhor para o seu grande amigo!

Cachorro com mau hálito: quais as causas deste mal?

A grande maioria dos casos de odor bucal do cão é devido à falta de higiene, e a boca do cachorro é um terreno fértil para essa condição.

Ela é formada por muitas bactérias dos alimentos acumulados entre os dentes, principalmente na parte traseira. Outro ponto a destacar é que a socialização também agrava o problema, quando o animal morde ou lambe objetos de outros cães e lambe superfícies nas ruas.

Com isso, o animal pode contrair diversas doenças, entre elas algumas verminoses e problemas de intestino. Também existem outras causas para o mau hálito canino.

Tártaro

Essa na verdade é uma causa dentro da causa; as sobras de alimentos depositadas entre os dentes – fruto de uma higienização bucal deficiente ou inexistente – liberam bactérias que se proliferam e grudam nas bases dos dentes e nas gengivas.

O tártaro provoca a inflamação das gengivas e a futura perda de dentes, provoca muita dor bucal no cão e inchaços, além do hálito ruim.

E se você tem gatos, saiba que eles também precisam de higiene com os dentes!

Doença dos rins

Doenças renais podem refletir no hálito do cão, com um odor que lembra amônia ou urina.

Diabetes do cão

Esse é um caso onde o hálito do cão não chega a ser desagradável; ele é levemente adocicado, resultado da própria concentração de açúcar no sangue do cachorro. O paladar também é alterado. A recomendação é procurar com urgência um veterinário se esse odor aparecer.

Doença no estômago

Assim como acontece com os seres humanos, as inflamações e infecções estomacais provocam um mau cheiro bucal no cão, devido à presença dos microrganismos na região doente.

Doença no fígado

Essa é uma situação característica e muito visível, pois causa não só o hálito ruim no cão mas também os sintomas como o aspecto amarelado das gengivas e dos olhos. O odor forte é causado pelos vômitos frequentes causados pela doença.

Como tratar o mau hálito em cães e o tártaro?

Assim como acontece com a prevenção, a forma de tratar o mau hálito canino – quando não for um sintoma de doenças – é escovar os dentes do cão todos os dias.

Porém, quando o tártaro for grande, inclusive com abalo e risco de perder dentes, é necessário ir ao veterinário com urgência para fazer uma microcirurgia de retirada de tártaro.

Como prevenir o mau hálito em cães?

Não há receita mágica: cuidar da saúde da boca do cachorro é a forma eficiente de prevenir o tártaro e a deposição de restos de comida que criem o mau cheiro bucal.

Além disso, o tratamento precoce das doenças que relacionamos anteriormente é uma forma de eliminar o mau hálito que, nesses casos, é um sintoma desses males.

A escovação dentária em cães deve ser diária e começar quando o cachorro é filhote, assim que a rotina for liberada pelo veterinário. Dessa forma, o animal se acostuma rapidamente e facilita a higiene frequente da boca do cachorro.

Uma forma eficiente de manter a higienização entre as escovações é dar ao cão petiscos e snacks caninos especialmente criados para alcançar as áreas mais difíceis que ajudam a remover a sujeira entre os dentes.

Um deles é o Spinpet Dentabite®!

Como prevenir o mau hálito em cães?

Conheça o SpinPet Stick Onebyone Dentabite®

O SpinPet Stick Onebyone Dentabite® da SpinPet™ é um petisco para cachorro que permite a limpeza dos dentes do cachorro, que alcança regiões difíceis de limpeza na boca.

Os sticks são feitos em formato de cruz e impedem o acúmulo de alimentos que, combinado com minerais da saliva e bactérias, aceleram a formação de tártaro e da placa – as maiores causas do mau hálito em cachorros.

Além disso, o Onebyone Dentabite® previne a doença periodontal, que pode levar a perdas dentárias.

Você encontra o SpinPet Stick Onebyone Dentabite® em um pet shop parceiro da SALVAC mais próximo da sua residência.

Quer saber mais sobre a Onebyone Dentabite®? Clique aqui!

Lembre-se: o cachorro com mau hálito sofre socialmente

Muitas vezes, lembramos do mau hálito como algo que, no mundo dos humanos, quem tem o problema é o único que não sofre com ele.

Evidentemente, não é uma verdade: amigos, familiares e colegas acabam evitando a proximidade e isso leva a pessoa a sofrer socialmente com o afastamento, principalmente quando percebe que tem um hálito ruim.

Com os cães, acontece a mesma coisa: se deixamos de brincar com o cachorro, ele sente, pois são animais que precisam do convívio intenso. Portanto, invista sempre na saúde bucal do cão para que ele esteja sempre juntinho de você!

Como vimos nesse artigo, algo que costuma passar despercebido de muitos tutores – o cão com mau hálito – pode indicar problemas graves de saúde e também provocar doenças. É fundamental que cuidamos da boca e dentes do cão para que ele viva saudável e socialmente feliz!

Você encontra os melhores produtos, como a linha SpinPet®, na rede de pet shops parceiros da SALVAC!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!