Cachorro com dor de barriga: qual a prevenção e os cuidados?

Cachorro com dor de barriga: Como previnir

Um cachorro com dor de barriga é sempre uma preocupação grande, pois é um sintoma de diversos problemas. Dessa forma, é importante saber a origem do desconforto intestinal antes de dar remédio para o cachorro ou alterar a alimentação do animal.

Sabemos que o sistema intestinal dos humanos é muito sensível a uma série de questões físicas e emocionais e com os cães não é diferente – mas existe o agravante de os animais não darem sinais claros e no momento ideal.

É preciso ter muita atenção com o comportamento do cão para que a dor de barriga canina seja detectada o quanto antes e você possa tomar a melhor decisão de tratamento.

Nesse artigo, vamos falar dos sintomas da dor de barriga em cães, os cuidados e também as formas de prevenir – sim, você pode evitar esse mal, todas as consequências dele e ver o seu amigão sempre saudável e bem disposto!

Quais são os sintomas de um cachorro com dor de barriga?

Um primeiro sinal – e o mais característico – do desconforto abdominal em cães é a diarreia. Se o animal evacua com muita frequência e/ou as fezes não estão com o aspecto dentro da normalidade, certamente algo errado está acontecendo.

Por outro lado, existem outros sinais que devem ser considerados, pois muitas vezes o animal não está se alimentando o suficiente para produzir fezes.

Veja alguns sintomas do desconforto abdominal em cachorros.

  • Barriga inchada e rija, que normalmente apresenta dor no toque;
  • Vômitos, causados por problemas na parte mais alta do trato digestivo;
  • Excesso de gases;
  • Perda de apetite;
  • Queda de peso, causada pela falta de alimentação;
  • Parar ou reduzir o consumo de água;
  • Apatia e prostração, que prejudicam a sociabilidade do pet.

É importante ressaltar que, muitas vezes, o abdômen inchado do cachorro pode vir com prisão de ventre. Ou seja, os sinais de um cão com dor de barriga podem ser vários – nem sempre todos ao mesmo tempo – e as causas também.

Mas que fatos podem estar se manifestando através desse problema?

O que a dor de barriga no seu cão pode significar?

A barriga do pet com dor e inchada pode ser um indicativo de diversos problemas, incluindo emocionais – o que não difere muito do que nós, humanos, podemos sentir na mesma situação.

Veja quais as causas mais comuns da barriga dolorida nos cachorros.

  • Obstruções no estômago ou no intestino;
  • Esvaziamento do estômago atrasado;
  • Verminoses caninas (ascaridíase, giardíase e outras);
  • Doenças infecciosas (coronavirose e parvovirose);
  • Situações de estresse (mudança de residência, atritos com outro animal);
  • Mudanças radicais na alimentação;
  • Alimentação do cão desequilibrada ou inadequada;
  • Ingestão de corpos estranhos;
  • Neoplasias.

Como podemos ver, essa é uma situação que, além de trazer muito sofrimento para o animal, indica coisas ainda mais sérias e que podem comprometer fortemente a saúde do pet.

Mas como devemos agir se um ou vários sintomas forem detectados?

Você tem um cão com dor de barriga? Veja como cuidar dele!

Se o seu amigo de patas está com dor de barriga, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário para que ele possa ser examinado e todas as hipóteses sejam consideradas e rejeitadas.

Assim que você notar que seu cão está com dor de barriga, procure anotar há quanto tempo ele apresenta o problema e se:

  • Outros sintomas estão ocorrendo – diarreia, apatia;
  • Houve mudança na alimentação recentemente;
  • Há alguma suspeita de que o cão ingeriu algo suspeito.

Leve também as carteiras de vacinação e de vermifugação. É possível que o veterinário peça outros exames, como a ultrassonografia de abdômen para investigar todas as possíveis causas.

Mas você pode evitar esse desgaste que sempre é grande para o animal, além dos efeitos sobre a qualidade de vida do cão. E as medidas são simples!

Como previnir dor de barriga em cachorro

Como podemos prevenir a dor de barriga em cachorros?

Atitudes simples no dia a dia ajudam a evitar que seu companheiro tenha dor de barriga. Todas estão relacionadas às condições de vida e bem-estar do cão e podem ser incorporadas ou reforçadas com facilidade.

Invista em uma alimentação saudável para o trato digestivo

Os cães precisam de uma série de nutrientes que preservem a qualidade do trato gastrointestinal, que no caso deles está sujeito a patógenos presentes no solo, em vegetações e outros animais.

Alimentos como os petiscos naturais da linha SpinPet™ são ótimos repositores nutricionais, que ajudam na regulação do trato intestinal e na absorção de nutrientes. O destaque dentre os produtos da linha é o SpinPet Stick Onebyone Probiotic®,  rico em probióticos.

Outro benefício é o fortalecimento do sistema imunológico do pet, aumentando a proteção contra doenças.

Mantenha a vermifugação periódica do cão

Esse é um aspecto essencial na vida do pet; cumprir o calendário de vermifugação do cão é uma das formas mais eficientes de evitar que ele contraia doenças parasitárias.

Essas doenças atingem diretamente o intestino e causam o inchaço abdominal no pet, além das fortes dores que vão causar tanto mal-estar ao animal.

Existem excelentes vermífugos caninos, como o Drontal® da Elanco™ que é administrado em comprimidos de sabor carne, o que ajuda a dar o remédio para o cachorro com mais tranquilidade.

O efeito é imediato e com isso você protege seu cão contra males que trazem consequências graves para a vida dele.

Estimule a atividade física constante do cão

Na saúde canina, o exercício físico, além de evitar a obesidade, é essencial para o animal, principalmente nas brincadeiras e nos passeios, onde ele pode estreitar os laços afetivos com seu tutor e outros animais.

A atividade física promove o bom funcionamento de todos os sistemas orgânicos, especialmente no estímulo aos movimentos intestinais.

Como vimos nesse artigo, a dor de barriga em cachorros é um mal que pode impactar negativamente em vários aspectos da vida do animal, em especial com o risco de doenças graves.

É fundamental investir em alimentação, proteção e atividade física, além de sempre estar atento a qualquer suspeita de problemas intestinais do cão para cuidar rapidamente e garantir mais saúde para o maior amigo!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!