Antipulgas para gatos: qual o melhor para o seu bichano?

Antipulgas para gatos

Assim como é preciso estar alerta sobre os riscos das pulgas em cachorros, essa praga é presente nos felinos e exige um cuidado especial dos tutores para escolher o antipulgas para gatos que resolva o problema.

Esse é um mal que tem desdobramentos sérios se não for combatido tão logo surja os primeiros sinais no comportamento do gato.

Os resultados das picadas são os mais perversos, como a anemia felina pelo consumo do sangue da vítima e a apatia extrema pela diminuição do apetite e da disposição física.

Por fim, a socialização do gato é comprometida.

Mas os efeitos negativos da pulga sobre o organismo do gato podem ser maiores, pois o animal pode engolir a praga e surgem graves doenças como a hemobartonelose felis, que pode levar à morte.

Nesse artigo, vamos falar dos tipos de remédios de pulgas para gatos para ajudar você a fazer a escolha mais acertada e preservar a saúde, a energia e a qualidade de vida do seu amigo felino!

Quais os sinais de que as pulgas estão atacando o seu gato?

Um gato atacado por pulgas vive dias dolorosos com as picadas. Por isso, perceber os sintomas de pulga no gato é fundamental para atuar imediatamente e evitar mais sofrimentos e riscos.

  • O gato se morde ou se lambe de forma contínua e suspeita, muito superior ao que o animal faz na higiene felina;
  • A coceira excessiva e contínua, sem motivo claro – especialmente porque os gatos são higiênicos e dificilmente adquirem problemas na pele e no pelo que justifique esse comportamento. O que define a suspeita é a intensidade e a frequência;
  • Há a perda de pelos, principalmente no pescoço – onde o gato mais usa as patas para se coçar – e na região próxima da cauda;
  • Isolamento social;
  • Falta de energia.

Isoladamente, esses sintomas podem indicar outras doenças, mas é importante ter atenção com a presença de alguns deles juntos, o que pode ser um sinal claro de que temos um gato atacado por pulgas.

Conheça os tipos de antipulgas e quando eles são mais eficientes

A boa notícia atualmente é que existem ótimas opções de pulgicidas de gatos, com diversas formas de administrar. Todos possuem elevados graus de eficácia e cada um pode ser mais vantajoso em determinadas condições.

Conheça os tipos de remédios contra pulgas de gatos.

1 – Antipulgas em pipetas e bisnagas

Este é o tipo de antipulgas de gato mais eficiente entre os modelos atuais pois reúne a segurança com o organismo do gato, a praticidade de uso e a rapidez do efeito.

São pipetas que contém o remédio que é aplicado na pele do dorso do gato, bastando afastar o pelo e esvaziar todo o conteúdo e as substâncias se espalham naturalmente pelo corpo do animal.

Simples e rápido, eles possuem eficácia de 1 mês e atuam imediatamente após a colocação, atacando as pulgas adultas e jovens e eliminando a infestação.

A Elanco™ oferece dois antipulgas em pipeta e bisnaga com alto poder de ataque às pulgas:

Ele reúne essa praticidade e rapidez de efeito com o fato de o extermínio das pulgas ser por contato. Dessa forma, o gato não precisa ingerir o remédio, preservando o organismo dele até mesmo para outros tratamentos de saúde.

2 – Antipulgas em comprimidos

Os remédios antipulgas em comprimidos possuem uma eficácia alta no extermínio de pulgas em gatos, porém trazem dois inconvenientes:

  • A atuação do remédio acontecerá na corrente sanguínea do gato, portanto somente as pulgas que picarem o animal e tiverem contato com o sangue dele serão dizimadas. Isso faz com que o animal passe pelo sofrimento de ser picado;
  • Sendo um comprimido e que deve ser dado mensalmente, este tipo de antipulgas é o mais complicado de ser ministrado. Afinal, sabemos como é desafiador dar remédio para gato!

Melhor Antipulgas para gatos

3 – Coleiras antipulgas

A coleira antipulga é o recurso mais inovador no combate às pulgas em gatos e funciona de forma muito simples: basta colocá-la no pescoço do animal e a coleira liberará as substâncias por toda a pele e os pelos dele.

A Coleira Antipulgas Seresto Gatos® da Elanco™ cria uma camada invisível de proteção e as pulgas morrem ao pular no corpo do gato e entrar em contato com as substâncias.

Isso evita que a pulga pique o gato, que também não precisará se coçar ou morder para livrar-se delas, o que sempre é perigoso pois ele pode ingerir a praga.

A Coleira Seresto® mata as pragas existentes em 24 horas, e tem eficácia de até 8 meses.

4 – Antipulgas de ambientes

Os remédios contra pulgas para ambientes são uma medida preventiva geral e complementar de ações contra uma infestação de pulgas no gato.

Com um pulgicida de ambientes, você previne e ataca pulgas adultas e jovens maduras em espaços, evitando que elas se proliferem para, futuramente, atacar o animal. É importante lembrar que 90% das pulgas ficam no ambiente, enquanto 10% se hospedam no gato.

Durante o tratamento individual do animal com um antipulgas específico, um antipulgas de ambientes como o Fleegard® da Elanco™ atua nos locais onde o animal costuma transitar, aumentando a proteção.

Ele tem um período de eficácia de seis meses e é recomendado para todos os espaços, em especial aqueles onde pode haver a visita de outros animais que eventualmente podem estar infestados por pulgas e os tutores desconhecem.

Como vimos nesse artigo, as pulgas no gato não trazem apenas um sofrimento grande no dia a dia do animal, mas podem provocar doenças sérias e comprometer a saúde dele.

Investir rapidamente em um antipulgas para gatos e do tipo que seja mais eficiente é o passo mais importante para atacar a praga e deixar os bichanos felizes!

Você encontra ótimos produtos para a saúde do seu gato, como os melhores antipulgas, petiscos saudáveis, e rações de qualidade nos pet shops parceiros da SALVAC!

A SALVAC é uma distribuidora autorizada de itens de alimentação e medicação pet, representando a SpinPet™, especializada em alimentação animal e a Elanco™, uma das maiores empresas de medicamentos para animais do mundo.

Venha conhecer nossa linha de produtos.

Quando o assunto é cuidado animal, a SALVAC se orgulha em ter parcerias com as melhores lojas veterinárias em São Paulo e região!

Compartilhe

Posts Relacionados

Encontre um Petshop

Encontre um Petshop Perto de você!